O pergolado é uma estrutura muito utilizada na decoração de ambientes externos, como jardins, varandas ou pátios, oferecendo desta forma um ar mais saudoso, que relembra a arquitetura de outrora, de maneira elegante e bem convidativa.
Estas estruturas são formadas por pilares bem fixados ao chão, e vigas em paralelo vazadas no topo, que formam uma área vazada, que é ideal para o cultivo de trepadeiras, oferecendo desta forma um sombreado muito bem vindo em muitas ocasiões.
Os pergolados também são conhecidos como caramanchão ou latada, e podem ser projetados em madeira, concreto ou metal, de acordo com sua funcionalidade.
O uso do pergolado
Em sua maioria, os pergolados são usados como uma peça decorativa do jardim de casas da cidade ou do campo, onde podem ser recobertos com trepadeiras características de cada região, fixadas com fios de arame ou náilon. Algumas das mais comuns são o sapatinho de judia, a jade, o jasmim, a madressilva e a tumbérgia-azul. Outra opção bem bacana é o maracujá, que tem flores ornamentais e se dá muito bem com o sol abundante, mas este necessita de uma terra bem adubada.
Os pergolados também podem ser usados em garagens externas, e nestes casos sua estrutura é recoberta com placas de vidro ou acrílico. Além disso, muitas varandas ou fachadas de casas também podem ser beneficiadas com o uso dos pergolados, e com isso vão ter um visual muito mais charmoso.
Mas é importante frisar que a estrutura dos pergolados deve ser bem reforçada em sua base com o uso de sapatas, para garantir bom suporte de folhagens ou revestimentos.
Outra dica é fazer manutenção periódica, que inclui a limpeza, aplicação de pintura ou verniz, de acordo com o material de que ele for construído, já que os pergolados ficam expostos ao tempo.
Modelos de pergolados
E abaixo vocês conferem alguns modelos de pergolados, que vão lhes dar muitas ideias para decorar o jardim, a varanda, a garagem ou a fachada de sua casa:
E você tem vontade de montar um pergolado em sua residência?