Ter em casa um canteiro de flores é uma ótima maneira de trazer vida nova para diversos ambientes da casa, como a sala de estar ou a varanda, em especial com o uso de flores coloridas e aromáticas.
E uma maneira simples e durável de montar seu canteiro de flores é com a montagem de um canteiro de concreto, que pode ser feito no estilo “faça você mesmo”, que vem se tornando um hobby muito apreciado nos lares brasileiros.
Para isso hoje viemos lhes trazer as dicas e o passo a passo para que você possa fazer aí na sua casa um lindo e prático canteiro de concreto para colocar suas plantinhas.
Passo a passo para fazer um canteiro de concreto para flores
O primeiro passo é separar os materiais necessários, dentre eles:
• 1 lata de areia (aquelas latas de óleo de 18 litros);
• 15 quilos de cimento;
• Meia lata de pedra britada pequena;
• Água;
• Colher de pedreiro;
• 1 caixote de madeira (que pode ser um pedaço de armário antigo ou feito com tábuas velhas);
• Tábua de madeira que caiba dentro do caixote (com pelo menos 1 cm de folga em todos os lados);
• Vaselina sólida;
• Fita isolante;
• Placa de espuma isolante;
• Um pedaço de cano de cobre de ½” com rosca;
• 1 torneira com bocal de ½”.
Agora para preparar o canteiro de concreto basta seguir este passo a passo:
Primeiro pegue o caixote de madeira e deixe em um local forrado com jornais.
Corte 3 pedaços da espuma isolante em um tamanho que caiba no interior do caixote escolhido, deixando uma beirada de 4 cm de cada lado.
A altura da espuma não deve ser maior do que a altura do caixote, pois ela formara a base para colocação das flores.
Em uma das laterais do caixote, faça um furo com uma furadeira para passagem do cano de cobre, que vai ser usado para deixar a água escorrer. Fixe o cano na altura da espuma, e assim ele vai ficar bem preso junto ao concreto. Deixe o cano em um tamanho bom para fixação da torneira do lado de fora, e use a fita isolante para prendê-lo na base da espuma.
Em um local separado misture a areia e o cimento, e mexa bem. Depois faça um buraco no centro e vá adicionando água aos poucos. Cuidado com o uso de muita água, para massa não ficar muito molenga.
Misture até obter uma massa pastosa, e em seguida despeje a pedra.
Adicione mais um pouco de água para facilitar na mistura, e sua massa de concreto estará pronta para uso.
Agora aplique vaselina na espuma, e também nas laterais internas do caixote, para que o concreto não fique aderido na madeira.
Na parte externa passe fita isolante em todas as laterais, para uma boa vedação, e passe a fita em volta de todo caixote, para reforçar a estrutura.
Feito isso despeje o concreto na caixa, com o auxilio da colher de pedreiro, e vá espalhando bem até recobrir toda espuma. Quando tiver colocado bastante concreto, use a tábua de madeira para nivelar o fundo do canteiro e despeje massa em sua lateral, para que ela fique bem presa. Após a secagem a tábua servirá para fixação dos rodízios na base.
Espere o concreto secar de um dia para o outro, e depois desenforme seu canteiro do caixote. Isto pode ser feito cortando as tábuas com uma serrinha, para evitar danos ao canteiro de concreto.
Ao final fixe os rodízios na madeira e também a torneira, para escoamento da água. Depois é só virar o canteiro no local desejado, e montar seu pequeno canteiro de plantas aí na sua casa.
Gostou do canteiro de concreto feito em casa? Comente!