Mora ou pretende viajar para Lisboa ainda este mês? Não perca, amostra de peças de azulejaria, criadas pelo arquiteto portuense Álvaro Siza no Museu do Azulejo.
As peças serão inauguradas dia 16 de julho e a exposição ficará aberta ao público no dia 17. Segundo o Museu Nacional do Azulejo, a exposição: “A Arte Interior. Siza Vieira e o desenho de objetos” tem como objetivo destacar a presença da azulejaria, que passa muitas vezes desapercebida na obra do autor.
A mostra evidenciará os aspectos do universo de projeto de Álvaro Siza e como ele mantêm certos princípios, muitas vezes claros e constantes. Mostrar o processo criativo do arquiteto não determinado pelo material ou função deste.
Desde o ano de 2013, existe um projeto para expor objetos criados pelo arquiteto Álvaro Siza, a ideia principal é mostrar como o arquiteto complementa seus espaços com suas peças e como ele consegue trazer a vivência nestes espaços.
Um pouco mais sobre Álvaro Siza
Álvaro Siza tem 82 anos, natural de Matosinhos, foi ganhador do Prêmio Pritzker em 1992. Em 1954 abriu seu ateliê no Porto, onde ele começou a desenvolver sua arquitetura, nesta mesma cidade Álvaro foi docente em uma Universidade portuguesa e foi onde ele destacou-se a nível mundial.
Em 1988 ganhou o prêmio Mies van der Rohe, em 1997 o Premium Imperiale do Japão, em 2009 a medalha de ouro do Royal Institute of British Architects e em 2012 o Leão de Ouro da Bienal de Arquitetura de Veneza.
Obras do arquiteto Álvaro Siza
Algumas de suas obras mais conhecidas no seu país são: Pavilhão de Portugal, Lisboa;
Igreja de Santa Maria, Marco de Canaveses;
Piscina das Marés, Leça da Palmeira;
Biblioteca da Universidade de Aveiro;
Bairro da Bouça, Porto.
No mundo:
Casa Oudenbourg, Bélgica;
Edifício Zaida, Espanha;
Fundação Iberê Camargo, Brasil.
Endereço do Museu Nacional do Azulejo
O Museu Nacional do Azulejo fica na: Rua Madre Deus 4, 1900-312 Lisboa, Portugal. Terça a Domingo, das 10h00 às 18h00. Você encontra mais informações do Museu e de como adquirir ingresso no site oficial do museu: www.museudozulejo.pt