Uma das primeiras etapas para construção de uma casa é deixar o terreno em um nível plano, que ofereça uma base sólida e bem estável para edificação de todo imóvel.
Porém, durante esta etapa as condições do terreno exigem algumas melhorias, como é o caso dos terrenos inclinados, ou que possuam um declive ou aclive acentuado.
E nestas horas o mais indicado é a construção de um muro de arrimo, que vai garantir suporte a um determinado volume de terra, deixando assim todo terreno pronto para construção.
Os muros de arrimo
Os muros de arrimo são construídos para garantir suporte a um determinado volume de terra, que pode vir de um terreno vizinho, uma encosta ou mesmo um pequeno desnível do terreno. Em ambos os casos o projeto do muro de arrimo oferece o apoio necessário para todo andamento da obra.
Estes muros também são chamados de muros de sustentação ou muros de contenção, e são amplamente utilizados na construção civil, não só na contenção de barrancos ao redor da casa, mas para passagem de ruas ou avenidas em uma determinada região, para projetos de edifícios que precisam ser feitos a partir de um piso subterrâneo, e muito mais.
Para isso o muro de arrimo pode ser feito com o uso de vários materiais, como pedras, concreto armado, blocos de brita, gabião, e muito mais, de acordo com o estilo do projeto e as necessidades de cada obra.
Além disto, os muros de arrimo também podem ser adicionados ao projeto de decoração do imóvel, transformando-se em elementos de paisagismo sofisticados e elegantes.
Paisagismo e os muros de arrimo
E abaixo vocês conferem alguns modelos de muros de arrimo usados no paisagismo, que vão dar um destaque visual em projetos variados: