Após a conclusão da laje, aí vem o telhado, já ouviram falar em telhado embutido. Os telhados sejam eles tradicionais ou embutidos, servem para proteger a casa do sol, calor, chuvas e infiltrações.
O telhado embutido são aqueles que não temos visão, ficam dentro de pequenas paredes chamadas de platibandas no topo da casa.
Quando comparados aos telhados tradicionais com telhas, ripas e caibros, o telhado embutido são mais simples e as telhas utilizadas são mais leves, conseguindo assim uma economia com a estrutura de madeiras que o tradicional usa, mas em contrapartida precisa de calhas.
As telhas usadas normalmente são as metálicas e as de fibrocimento. Essas telhas por serem maiores em comprimento e largura, são parafusadas, um facilitador quanto à instalação.
Na questão de inclinação do telhado, as telhas embutidas tem menor inclinação que o telhado tradicional, sendo assim, a atenção deve ser redobrada quanto as calhas, elas que vão ajudar a escoar a água de chuva. Os telhados embutidos são normalmente de um ou duas águas, mas existem projetos que tem mais de duas.
Outra dica para manutenção do telhado embutido é a impermeabilização flexível, aplicado ela protege o telhado. Nas regiões quentes também é necessário a colocação de mantas isolantes, sendo que pode encarecer o produto final.
Ninguém pode negar que com telhado embutido a construção fica bonita e elegante, desde que siga todas as orientações e tenha um bom projeto.
* Foto ilustrativa da internet