Existem várias causas para queda de cabelos, podendo ser desde hereditariedade à problemas relacionados à saúde.
A média de queda de cabelo de qualquer pessoa por dia é de cerca de 100 fios ( Eles passam por fases como: crescimento, repouso e queda) . Um número maior que esse pode já ser considerado alopecia.
Causas da calvície
Como já mencionamos existem inúmeros fatores que causam a queda dos cabelos. Mas também existem tratamentos eficazes que não acabam com a calvície, mas pode contorná-la.
A calvície acomete tanto mulheres como homens, mas é mais comum nos homens. Cerda de 5% das mulheres apresenta uma redução no tamanho e na espessura. Esse problema pode ter causa hormonal. Elas não enxergam os cabelos caindo, mas notam que eles ficam mais ralos.
Pílulas, gravidez, menopausa e cistos no ovário são fatores que alteram os hormônios e podem interferir no ciclo capilar.
O que pode também ocasionar queda dos cabelos é a oleosidade. Ela ocorre devido ao aumento de hormônios sexuais masculinos no organismo, provoca dermatite seborréica, inflamação que descama o couro e prejudica o crescimento dos fios. Combata a seborreia lavando diariamente os cabelos e não usando água quente demais.
No período de stress os folículos pilosos, podem interromper sua atividade causando queda. Essa queda costuma ocorrer uns três meses depois do período de stress.
O estilo de vida, alimentação errada, também influencia na queda dos fios. Importante relaxar, fazer exercícios físicos e ter uma alimentação saudável.
Consuma ferro alimentando-se de peixe, feijão, agrião, brócolis, frango, couve, ovos. A vitamina A pode ser encontrada na cenoura.
Doenças podem provocar queda de cabelo, destacamos algumas aqui: infecções e inflamações, Depressão, Anemia, Hipo e hipertireoidismo, para diagnóstico correto procure um médico.
Medicamentos tem efeitos colaterais, alguns podem contribuir para queda de cabelo, como: antidepressivos, anticoncepcionais, antibióticos, anticoagulantes e anti-reumáticos.
O excesso de produtos químicos nos cabelos, como alisamento, tintura e permanente também podem levar a queda de cabelos. Procure sempre utilizar produtos conhecidos e bons em seus cabelos, mas caso ocorra uma queda anormal de cabelo procure um dermatologista.
No mercado existem alguns medicamentos específicos para calvice, vale a pena ler sobre eles, como usá-los e opiniões dos que ja usaram o produto.