É muito comum as pessoas procurarem um tratamento para emagrecer ou para ter uma reeducação alimentar. Porém, o que muitos não se preocupam é identificar como está o seu metabolismo, ou seja, se ele está acelerado ou não. Sendo assim abaixo teremos algumas dicas de como acelerar o metabolismo com alimentação, vejam:
O metabolismo pode ser definido pela soma de todas as reações químicas que ocorrem em nosso organismo, as quais possuem uma relação direta com o nosso bem-estar, aparecimento de doenças ou com dificuldades para ganhar ou perder peso.
Sendo assim, existem diversos fatores que podem contribuir para o bom funcionamento do nosso metabolismo, mas existem muitos também que podem prejudicá-lo.
Por isso, as principais dicas são: mantenha uma alimentação adequada, sem passar várias horas sem comer, pratique exercícios físicos com regularidade, durma bem e faça atividades relaxantes.
Alimentos deixam metabolismo lento
-Óleos refinados (soja),
-Alimentos industrializados, como embutidos,
-Temperos prontos e condimentos,
-Gordura animal (pele de frango, gordura aparente da carne vermelha e gordura de porco), frituras de imersão, ficar muito tempo em jejum (mais de 3 horas)
-Pular refeições,
-Carboidratos refinados (pão branco, bolacha e preparações com farinha de trigo como bolos, massas, tortas)
-Não praticar atividade física regularmente (menos de 3 vezes durante a semana).
Alimentos que aceleram o metabolismo
-Água gelada e chá gelado (natural e sem açúcar),
-Gordura de óleos vegetais não refinados (azeite extra virgem, óleo de linhaça),
-chá verde e chá branco,
-sementes e oleaginosas que contenham nutrientes, como cálcio, magnésio, zinco e cromo, com a capacidade de acelerar nosso metabolismo (semente de abóbora, girassol, gergelim, castanhas, amêndoas e nozes),
-proteínas magras (frango, peixe, ovo e alguns cortes de carne vermelha),
-pimenta vermelha,
-sucos verdes (bater frutas com couve, hortelã, agrião e salsinha),
-Ômega 3 presente nos peixes, óleos de peixes e semente de linhaça dourada e carboidratos integrais (arroz, cereais, aveia).