As escadas não são apenas elementos que só servem para você subir de um andar para o outro, elas possuem um apelo muito estético e decorativo numa residência. Elas podem ser responsáveis por dar vida ao ambiente que serão instaladas, e podem ser construídas com vários tipos de materiais.
Num projeto de escada temos que levar em consideração os lances que ela vai possuir, para programar o patamar, um degrau maior que fica na metade do caminho e que ajuda a suavizar a subida.
Dependendo do designer de sua escada, o patamar poderá ser dividido de em dois ou mesmo quatro, podendo ter a mesma profundidade da largura da escada ou pode ser maior que os degraus da escada.
Nas escadas existem os espelhos que são as alturas dos degraus, é interessante trabalhar num máximo até 18 centímetros, até essa medida fica confortável para subir sem muito esforço. Temos o piso esse o interessante é ter um tamanho entre 27 à 30 centímetros.
Vamos falar do corrimão, existem vários materiais no mercado e a altura dele não deve ultrapassar 90 cm. Quanto a altura entre a escada e a laje deve ser de pelo menos 2 metros.
O projeto da escada tem que combinar com o estilo da casa, sem esquecer o conforto , segurança. e um espaço bem localizado. Pensar no transito das pessoas que moram no local, como também o acesso de moveis que por ventura terão que ir para o andar de cima ou descer do mesmo.
Existe a tipologia de escadas:
Como o próprio nome diz temos a escada reta, ela pode ser direta ou ter um patamar também
Escada em L, pelo menos faz um ângulo de 90º, logo no inicio vai existir um patamar, é um modelo muito usado para otimizar espaço.
Escada espiral possui um eixo e todos os degraus partem desse eixo, esse tipo de escada é ideal para ambientes muito pequenos, sendo mais comun em lojas para ter acesso ao estoque de mercadorias.
Escada circular ou curva, ela ocupa mais espaço, sendo conveniente para ambientes amplos, o espaço embaixo dela não será muito grande, serviria para um jardim.
Existem vários materiais utilizados para fazer uma escada: concreto, madeira, estrutura metálicas, inclusive tem escada até de vidro, podendo ser utilizado materiais mistos em sua execução.
Falamos da escada com espelho, mas existem aquelas vazadas. como também tem a escada flutuante, aquelas fixadas diretamente na parede.
Modelos não faltam de escada, mas é preciso pensar quem vai utiliza-la: crianças , animais, pessoas com mais idade. Pensando em tudo , você vai chegar num modelo que atende todos que moram na casa e que combine e realce o estilo da residência.