Indiscutivelmente o gengibre tem seus benefícios e é utilizado em muitos países. Apesar de palestras e divulgações do benefícios do gengibre, não são citados alguns problemas que ele pode causar em pessoas que não poderiam utilizar.
Vamos falar sobre o gengibre primeiramente, ele é uma planta perene que pode ser cultivado o ano inteiro, a parte que é utilizada é o rizoma. Existem muitos estudos que falam que o gengibre tem ação bacteriológica e serve pra aumentar a imunidade. Para diabete tipo 2, diminui a resistência da insulina. É bom para parte de dores articulares, dismenorreia. e tantos outros problemas.
Mas aqui vamos falar que deve evitar. O gengibre é rico em salicilato, onde encontramos esse derivado! na aspirina, AS, melhoral, doril e outros. Que é o ácido acetilsalicílico, muito usado por cardiologistas para afinar o sangue.
Evitar o gengibre, quando
1.Antes de qualquer cirurgia a pessoa deve passar de 10 a 14 dias sem usar medicamentos que possuem salicilato, inclusive o gengibre, pois ele também possui essa substância. Uma pessoa que sangra com facilidade, deve evitar o gengibre
2.O gengibre, tem uma substância muito rica, que é o gingerol, ele parece muito a capsicina (pimenta vermelha) e a piperina o que tem na pimenta preta. Por isso, deve ser evitado por pessoas que tem problemas no reto, como hemorroidas, fistulas, ou fissura, porque ele deixa as fezes ácida e essa acidez pode facilitar a inflamação
3. Apesar de existir estudos de que o gengibre controla a pressão arterial, por causar uma vasodilatação. Mas temos que observar que existem pessoas que tem sensibilidade ao gengibre e neste caso a pressão fica descontrolada.Para verificar se você tem essa sensibilidade ao gengibre, consuma ele por 14 dias e meça diariamente sua pressão.
4.Algumas pessoas que tem esofagite, duodenite, gastrite, pode piorar o quadro quando consomem gengibre, mesmo tendo estudos mostrando que ele é bom para digestão.
5. Gengibre é termogênico e muitas pessoas que fazem atividade física vêm utilizando-o. Uma dica é nunca consumi-lo após às 18:00hs, pois pode causar insônia.