Foi anunciado na última quinta-feira notícias sobre o vírus Chikunguia, para o controle no Brasil e para o início da vigilância para a febre de Chikungunya ou em uma língua Tanzânia: é “aquele que se dobra”, o vírus é transmitido através do mosquito Aedes aegypti o mesmo mosquito que transmite a dengue, os primeiros casos com o vírus aqui no País foram no estado do Rio de Janeiro e São Paulo e todos os que foram infectados estiveram nos países da Ásia (países infectados com o vírus).
Sintomas do vírus Chikungunya
O sintomas do vírus Chikungunya são dores nas articulações que chegam até em grau crônico, onde os sintomas podem permanecer por até 6 (seis) meses. Todos os casos registrados em 2004 na Ásia e em 2006 na Índia foram registrados mais de 1,3 milhão de pessoas infectadas com o vírus do Chikungunya mais nenhum com morte registrada.
Logo após 5 (cinco) dias com o sintomas o vírus não passa mais para o mosquito.
Tratamento do vírus Chikungunya
O tratamento do Chikungunya é similar ao da dengue tomando antiinflamatórios, paracetamol, entre outros medicamentos (nunca tome remédio sem consultar o MÉDICO). E para quem for viajar para o sudeste da Ásia e na África é recomendado medidas para prevenção usando mosquiteiros e repelentes.