Pagar cartão de crédito ajuda, mas você tem calafrios quando recebe a fatura do cartão de crédito? O primeiro passo é não comprometer mais do que 30% do orçamento do mês no pagamento total do cartão. Sim, porque pagar o valor mínimo ou deixar a conta de lado pode levar a juros que ultrapassam 600% ao ano! Veja como não cair nessa e em outras armadilhas.
Pagar o valor mínimo do cartão?
Se tiver realmente que entrar no crédito rotativo, pare de comprar no cartão e analise, se no período máximo de três meses, poderá quitar o saldo total. Caso não consiga colocar a fatura em dia nesse prazo, entre imediatamente com uma ação judicial oferecendo um valor mensal de depósito em juízo. Dessa forma, o consumidor mostra sua boa-fé em quitar a dívida do cartão de crédito, seja ele cartão Hipercard ou qualquer outra bandeira de uso, tem a possibilidade de tirar as restrições do Serasa e SCPC, reduz o valor da dívida e consegue pagá-la com parcelas adequadas ao seu salário, sem exploração.
Recebeu cartão que não solicitou?
Receber um cartão e/ou fatura que não solicitou nem usou. Não pague! Envie uma notificação extrajudicial através dos correios, com AR (aviso de recebimento) para a administradora de cartões, informando o que aconteceu, sem devolver o cartão de crédito. Caso a cobrança persista, entre com uma ação de reparação por danos morais. Na dúvida, consulte um advogado, o Procon ou o Ministério Público.
Taxas abusivas do cartão?
Cobrança de taxas e juros abusivos. Por lei, os juros devem ser cobrados de forma linear, porém, os cartões cobram de forma composta Uuros sobre juros), fazendo as dívidas se multiplicarem. Algumas operadoras chegam a cobrar até 19% ao mês, o que é extorsivo e não pode ser tolerado pelo cliente. O melhor é entrar com uma ação judicial para a revisão da dívida antes que a administradora do cartão de crédito o faça, penhorando sua conta ou seu veículo. Temos entrado com essas ações e os resultados são surpreendentes: há casos em que reduzimos a dívida em 90%.
Perda, furto ou clonagem do cartão de crédito
Seu cartão de crédito foi furtado, o perdeu ou clonaram, Ligue para a central de atendimento da operadora do cartão relatando o fato. Você deve receber um número de protocolo. Envie também uma notificação extrajudicial através dos correios, com aviso de recebimento. Jamais se garanta apenas com o atendimento via telefone, pois somente a administradora possuirá provas. O mesmo procedimento deve ser adotado quando o cartão é clonado, mas, nesse caso, a administradora é obrigada a ressarcir todo o prejuízo.
eu gostaria muito de liquidar,uma divida minha.mas infelismente nao consigo falar com ninguem.seria um prazer receber o contato de voces.obrigada.
minha fatura vence amanha e nao chegou aqui em casa