Frutas congeladas mantém seus valores nutricionais como as naturais? Hoje devido a um crescente interesse no consumo de frutas e hortaliças, em boa parte devido ao valor nutricional e ajuda na redução do risco de desenvolvimento de doenças. A facilidade de uso consumo e o dos consumidores nas polpas de frutas congeladas tem aumentado sua venda.
O processamento da fruta para obtenção de polpa é uma atividade agroindustrial importante, uma vez que minimiza as perdas que acabam acontecendo com a comercialização do produto in natura, além de aumentar sua sua vida útil com manutenção da qualidade.
Devido a elevada instabilidade de vitaminas, o processamento e a estocagem de frutas podem alterar significativamente a composição de seus nutrientes. As fibras alimentares presentes nos frutos in natura não são substituídas nas polpas congeladas. Na maioria das vezes, o potencial vitamínico para vitamina A é mantido, mas para vitamina C normalmente diminui. Por outro lado, mesmo congeladas, as polpas de frutas são excelentes fontes de polifenóis.
Para manter as propriedades nutricionais das polpas de frutas congeladas, é necessário que, no armazenamento, não ocorram mudanças bruscas de temperatura. Também é imporante que haja uma seleção criteriosa da matéria-prima. Mas sempre é melhor consumir uma fruta in natura, com suas substâncias naturais sem alterações.