A esquizofrenia é um dos temas polêmicos abordados na novela Caminho das índias. A doença chamada de esquizofrenia está mais presente na vida real do que se imagina: atinge 1,8 milhão de pessoas só no Brasil. Saiba como ela pode ser tratada.
A esquizofrenia é um transtorno mental classificado entre as psicoses. Tem características genéticas, além de influências do desenvolvimento neurológico e das interações ambientais. Seus sintomas têm um curso progressivo e surgem na adolescência ou entre 20 e 30 anos. Ela ocorre em todas as culturas, raças e classes sociais de ambos os sexos. Porém nem todos pacientes são perigosos para outras pessoas ou para si mesmos, mas cerca de 8% dos portadores da doença podem se matar, mesmo com o tratamento correto.
Sintomas da esquizofrenia
O esquizofrênico escuta, enxerga, sente cheiros e gostos que não são reais e sim Alucinações. Delírios: a pessoa acredita em coisas que não existem e se mantém firme, por mais que os outros provem que está errada. comportamento estranho: isolamento social, falta de expressão afetiva, falta de iniciativa, dificuldade de atenção, memória e orientação, depressão e idéias de morte.
As manifestações iniciais da esquizofrenia ocorrem normalmente na adolescência, com sinais discretos como desatenção, irritação, queda no desempenho. Situações estressantes, podem facilitar o aparecimento da crise em pessoas predispostas.
Tratamento da esquizofrenia
A esquizofrenia pode ser controlada com terapia e medicamentos, mas não há cura. Procure atendimento médico. É importante fazer exames para descartar outras doenças. É necessário que o paciente e seus familiares procurem terapia. Em tempos de crise, o paciente e seus familiares devem evitar situações de estresse, como mudar de casa. Pessoas próximas não devem fazer cobranças exageradas a quem é portador da esquizofrenia. O tratamento da esquizofrenia medicamentoso é necessário, assim como a terapia, e nunca interrompido.
Dica: Praticar exercícios físicos e não fumar de maneira nenhuma são importantes para diminuir a medicação usada no tratamento.
Vídeo: