A doação de medula óssea, bem como a doação de órgãos, é uma das maiores formas de demonstração de amor e solidariedade com nossos irmãos. Através de um gesto irmanado e motivado pela vontade de ajudar, podemos salvar milhares de vidas todos os anos. Através da doação de órgãos e tecidos, como pulmão, rins, coração, córnea, sangue e medula óssea, que milhares de pessoas ganham uma nova vida, assim como eu, que realizei o transplante pulmonar no ano de 2004, e desde então tenho uma vida renovada.
O que é Medula Óssea
A medula óssea é um tecido de aspecto gelatinoso, que fica armazenado no interior de vários ossos, como o Fêmur (osso da coxa), ou o esterno (osso que sustenta as costelas e a clavícula). Dentro da medula óssea são fabricados quase todos os elementos que compõem o sangue, como hemácias, leucócitos e plaquetas.
Ela também é formada dentro do cordão umbilical, que pode ser coletado quando o recém-nascido chega ao mundo, e este dado genético ficará armazenado para ajudar inúmeras pessoas que necessitam de uma doação.
E quanto esta medula óssea é acometida por alguma enfermidade, dentre elas a leucemia, um tipo de câncer que altera a produção das células sanguíneas, o organismo fica com a imunidade baixa, aumentando o risco de inúmeras doenças.
Muitas destas complicações levam o paciente para um quarto de hospital por muitos dias, e até meses, o que é uma situação muito difícil de enfrentar, e que deixa a pessoa triste e bem desanimada em muitos momentos.
Importante ser um Doador de Medula Óssea
Por isso é muito importante se tornar um doador de medula óssea, para ajudar estas pessoas que precisam enfrentar inúmeros dias dentro de um hospital, a espera da doação, que pode vir de qualquer parte do Brasil, e até de outros países.
E quem se torna um doador voluntário no Brasil ingressa do registro de doadores voluntários de medula óssea, chamado Registro Nacional de Doadores de Medula Óssea – REDOME, que recebe milhares de inscrições de doadores anualmente, vindas de todas as regiões do país, e que também armazena informações genéticas contidas no cordão umbilical dos bancos de armazenamento público.
Este cadastro nacional é muito mais eficiente para milhares de pacientes que aguardam todos os dias por um transplante de medula óssea, pois a diversidade genética brasileira é muito maior do que de muitas regiões pelo mundo.
E o Instituto Nacional de Câncer – INCA é o órgão responsável pelo armazenamento genético destas informações, e também por projetos focados no tratamento do câncer, palestras e campanhas que incentivam da doação de Medula Óssea.
Como me tornar Doador de Medula Óssea
E para se tornar um doador de medula óssea é necessário ter entre 18 e 55 anos e ter boa saúde. Daí basta ir até um dos centros de cadastro de doadores do INCA, que pode ser consultado neste link: INCA.
Será colhido um tubo de 10 ml do seu sangue para análise, e você passará a fazer parte do REDOME. Se o seu sangue coletado for compatível com alguém que necessite de doação, você será convocado para doar sua medula óssea, que será retirada em um centro cirúrgico, a partir de uma punção no osso da bacia, para retirada da medula.
Após a doação, o organismo leva em torno de 15 dias para repor toda medula doada, e você terá salvado a vida de uma pessoa que tanto necessita da doação para ter vida nova.