Aprenda como acontece uma embolia pulmonar, também conhecida como Tromboembolismo Pulmonar (TEP). A embolia pulmonar é uma situação muito grave que pode acontecer quando uma pessoa possui um coágulo (trombo) em uma área do corpo, e este coágulo se desloca através da corrente sanguínea até chegar às artérias pulmonares. Quando isso ocorre, o coágulo impede a passagem de sangue pela artéria pulmonar, e causa vários sintomas no paciente, como falta de ar, dor cortante no peito e até desmaios.
Mas o que é um Coágulo?
O coágulo ou trombo acontece quando o sangue, que é liquido, se transforma em uma massa semelhante a uma gelatina, bem grudenta e espessa. Ele pode acontecer por vários fatores, desde genéticos até ambientais, mas costuma aparecer em pessoas acima dos 40 anos; com o uso da reposição hormonal; no uso de anticoncepcionais; e principalmente durante o pós-cirúrgico, onde o paciente acaba ficando muitos dias deitado.
Com isso o coágulo acaba se formando, principalmente nas pernas ou nos braços, onde se aloja podendo causar dores e desconfortos ao paciente.
Sintomas da Embolia Pulmonar
Em alguns casos, a embolia pulmonar pode acontecer de forma leve, e não trazer graves consequências ao paciente. Mas é importante ficar atento a estes sintomas, que são característicos do surgimento da embolia pulmonar:
1. Dor cortante no peito;
2. Náuseas;
3. Desmaios;
4. Falta de ar;
5. Tosse seca ou com sangue;
6. Febre baixa;
7. Batimentos cardíacos acelerados;
8. Ansiedade;
9. Convulsões.
E o risco maior para quem possui um trombo é que ele migre para o pulmão, e com isso cause a embolia pulmonar grave, que deve ser tratada com urgência, pois pode levar o paciente a óbito, caso ele não seja atendido com prontidão.
Tratamento da Embolia Pulmonar
Caso o paciente apresente alguns dos sintomas acima, é necessário ir com urgência a um hospital, onde o médico irá avaliar os sintomas para um melhor diagnóstico do quadro de embolia pulmonar. O tratamento será ministrado na hora, e pode incluir o uso de oxigênio e remédios para dor. Também serão usados remédios anticoagulantes para que o coágulo desapareça, e o paciente melhore dos sintomas.
E você aprendeu como acontece a embolia pulmonar?
fico grato por tirar as dúvidas que tenho em determionados assunto, junior cunha, obrigado
Minha irmã tem coágulo no coração, mas nunca fez reposição hormonal, nunca usou anticonceptivos, não passou por procedimentos cirúrgicos. O que poderia ter causado esta situação ?