Ter água aquecida em casa, seja nas torneiras ou para um banho mais gostoso, é algo que vem se tornando muito utilizado, graças aos práticos modelos de aquecedores de água a gás. Estes aquecedores possuem um sistema interno para deixar a água aquecida, de forma que ela pode ser usada na torneira da cozinha, e com isso auxiliar a limpeza de louças muito sujas e engorduradas.
Você também pode usar sua água aquecida no chuveiro, e com isso ter aquele banho relaxante sempre que quiser através da mistura de água fria e aquecida, em uma proporção ideal para seu conforto.
Tipos de aquecedor a gás
O aquecedor de água a gás funciona com uma câmara de combustão interna movida a gás, que aquece uma serpentina de metal, por onde a água circula. Esta água vai se aquecendo gradativamente, atingindo uma temperatura que pode ser regulada entre 30º a 65º C.
Este sistema de aquecedor a gás é vendido em dois modelos, que são:
1. Aquecedor a gás por passagem
Este modelo funciona com uma serpentina que vai aquecendo a água gradativamente, enquanto ela circula pelo interior do aparelho, porém está água não fica acumulada em nenhum reservatório;
2. Aquecedor a gás por acumulação:
Semelhante ao modelo por passagem, mas neste sistema a água fica acumulada em um reservatório apropriado para conservá-la aquecida por um longo período.
Vantagens do aquecedor a gás
Ter um aquecedor de água a gás em casa trás algumas vantagens, como a de lavar louças ou tomar um banho mais relaxante, como já foi mencionado; mas você também pode aproveitar a água aquecida para lavar roupas, dar banho no seu animalzinho de estimação, encher a banheira de banho das crianças, dentre outras vantagens.
Outra vantagem é a economia de energia elétrica, já que os aquecedores de gás são bem mais econômicos do que aquecedores movidos à eletricidade, e você pode armazenar a água aquecida por mais tempo em sua casa.
E existem aquecedores de gás com acendimento automático, e que são acionados quando você abre a torneira de água quente. Isso ajuda a manter o sistema mais econômico e bem prático para todas as horas.
6 cuidados na instalação
Mas para aproveitar todas estas dicas é necessário tomar certos cuidados com os modelos de aquecedores à gás:
• Não deixe o aquecedor ligado na temperatura máxima, para evitar queimaduras quando for usar a água;
• A instalação deve ser feita por um profissional qualificado, para evitar vazamentos;
• O local de instalação do aquecedor a gás deve ser ventilado, pois a combustão do gás queima oxigênio e elimina gás carbônico;
• Os bicos do queimador de gás, os canos e o sistema de exaustão devem ser limpos periodicamente, para evitar vazamentos ou a queima de gás indevida;
• Caso você sinta cheiro de gás no ambiente, não acenda isqueiros ou fósforos, sob o risco de explosões. Também não ligue a luz ou objetos que possam produzir faíscas, e desligue o registro de gás;
• Se for viajar, desligue o registro de gás do seu aquecedor, para evitar vazamentos e até incêndios no local.
Você faz uso de aquecedor à gás em sua casa ou apartamento? Qual o modelo de aquecedor é usado?