Red Label Whisky ou Uísque, nome que os escoceses se referem a sua aguardente de cereais feitas à base de cevada maltada, cevada não maltada e milho, envelhecida em barris. Nos EUA, no Canadá e Irlanda ele falam whiskey (bourbon), uma aguardente parecido à base de centeio. A bebida é fornecida em varios estilos:
Whisky Puro malte (ou pure malt) são elaborados 100% com cereais maltados diretos de uma única destilação e devido a isso tem sabores diferentes em cada processo.
Whisky Blended é produzido com diversas destilações, sendo mais barato do que os acima mencionados. Mistura de maltes puros com cereais não maltados como: o milho e o arroz. Os blends classificam o tipo de uísque exemplo: escocês blendado ou canadense blendado.
Existem quatro qualidades de uísque feitos na Escócia:
Whisky Uísque Escoces
O 1º single malt, históricamente registrados desde 1494. Um destilado de cevada, considerado raridade e o mais caro dos uísque. O single malt deve ser ingerido puro,
sem gelo, pequenos copos
O 2º é o scotch, uma mistura de dois barris ou mais de single malts. Deve ser bebido da mesma maneira que o single.
O 3º é o grain whisky, destilado de grãos: trigo, milho e centeio. É o mais barato de todos, sua produção data de 1853, feito pela destilaria Usher’s, pode ser ingerido em qualquer copo com ou sem gelo.
O 4º é o blended, é um uisque popular. A mistura de grains e single malts e geralmente tem na sua formula cerca de quarenta uísques diferentes. O blended standard é visto como scotch depois de envelhecer três anos em barril. No mundo é o mais consumido cerca de 80%.
Red Label Whisky
Uísque puro, precisa de um tempo mínimo de envelhecimento em barris de carvalho oito anos. Quando a bebida é engarrafada o processo de envelhecimento cessa.
Johnnie Walker Red Label, Black Label e outros – é uma marca de uísque escocês famosa no mundo de pertencente à Diageo e é sua produção e feita em Kilmarnock, Escócia. É o uísque mais vendido no mundo,cerca de 130 milhões.