A jardinagem é uma técnica muito gostosa e relaxante, onde plantamos e organizamos plantas em um determinado espaço, de forma harmoniosa, e que deixe o ambiente muito mais elegante e aconchegante para toda nossa família e amigos.
Esta técnica utiliza arranjos e combinações entre plantas, vasos e diversos ornamentos (madeiras, pedras e outros materiais), de modo que um determinando ambiente ganhe um colorido todo especial e cheio de vida, tornando-o um local de descanso e meditação, para o corpo e para mente relaxarem.
Jardim aquático, uma terapia especial
Os jardins aquáticos são um capítulo especial da jardinagem, por combinarem plantas belíssimas com o som e quietude da água, que trazem um toque de frescor ao ambiente.
Ele é ideal para quem possui um espaço pequeno em seu quintal, ou mesmo para um cantinho na decoração de casas e apartamentos, e com isso fazer um belo paisagismo no local.
Dicas para montagem de um jardim aquático
Para fazer um jardim aquático você pode usar plantas aquáticas ou subaquáticas, que são encontradas em diversas lojas em todo país. O jardim aquático também combina com fontes, que podem ser instaladas em vasos próprios, ou mesmo adaptadas em vasos decorados com plantas aquáticas.
Lembrando que o equipamento para fazer da fonte do jardim aquático também é encontrado com bastante facilidade, e o importante em sua montagem é que a bomba d’água faça a circulação constante da água, para que o sistema funcione corretamente. E a combinação das plantas aquáticas com a instalação da fonte proporciona aquele burburinho gostoso do movimento das águas, que é ideal para relaxamento após um dia corrido de trabalho.
Como fazer seu jardim aquático
Para fazer um jardim aquático basta ter em mãos uma bacia grande, e que não possua furos em sua base. Tenha também um vaso menor, mas com altura maior que a bacia.
Coloque o vaso dentro da bacia, e jogue algumas pedras de jardim dentro dele. Faça o mesmo em volta do vaso, forrando a base da bacia. Em seguida encha seu vaso com água com 2/3 de água. Aqui você irá colocar plantas aquáticas maiores, como a Iris Louisiana por exemplo. Após isso encha a bacia com água, deixando um pequeno espaço até a borda.
Na bacia serão colocados outros tipos de plantas aquáticas, como o aguapé, que darão um contraste de altura com o vaso, dando a sensação de ser uma peça única em seu jardim. E para trocar a água ao longo dos dias do jardim aquático em casa, basta encher a superfície com água até transbordar um pouco, permitindo assim a renovação da água de seu jardim aquático.
Evitando a dengue
Outro ponto importante a ressaltar é que as plantas aquáticas podem ser cultivadas em casa, desde que sejam acrescentadas algumas gotas de cloro na água toda semana.
O cloro evita que os ovos e larvas do mosquito proliferem, e não causam males para nenhum tipo de planta aquática.
Aprendeu como fazer um jardim aquático em sua casa? Comente!