Ao longo dos anos são criados móveis e objetos que marcam uma geração, e que ficam para sempre guardados em nossa mente. Alguns se recordam das vitrolas antigas na casa do avô, já outros se lembram das xícaras de café na casa da mamãe, e tem também aqueles que têm saudades de brinquedos antigos de sua infância.
Estes objetos foram muito importantes em várias épocas de nossas vidas, e creio que com as tendências atuais de decoração de casas e apartamentos, podemos matar estas saudades.
Decoração com objetos antigos
Hoje em dia existem ambientes que são decorados com o uso de objetos antigos, como cadeiras, vasos, armários, geladeiras, etc., e que garantem um toque todo especial aos ambientes da casa.
E aqui podemos destacar duas tendências, a do uso de objetos vintage, que são objetos antigos que já foram usados pelas pessoas, e que podem compor novos cenários mais atuais; e os objetos retrôs, que réplicas novas de peças antigas.
Mas independente do estilo escolhido, o legal do uso de objetos antigos na decoração é trazer de volta a lembrança de um tempo tão gostoso, que marcou nossas vidas para sempre.
Onde comprar objetos antigos
Os objetos antigos geralmente são vendidos em antiquários, feiras de antiguidade, lojas de restauração, e até pela internet, mas antes de comprar algum deles é importante seguir estes dicas bem importantes:
Pense antes de comprar no local
Antes de ir às compras, tenha em mente quais objetos mais lhe agradam, e também o local onde irá colocá-los para decorar sua casa. Aqui vale a pena anotar em um papel tudo que você gosta, para não deixar nenhum objeto despercebido durante a procura;
Falando nas compras, o mercado que vende objetos antigos possui muito coisa legal, porém, com preços bem variados. Por isso é importante saber qual o valor máximo que você pretende gastar, e em alguns casos, até levar o dinheiro em mãos, principalmente para compras na feira de antiguidades;
Aparência do objeto ainda é importante
Avalie bem a aparência do objeto escolhido para não levar algo já bem capengado para casa. Isso vale principalmente para móveis, onde você deve avaliar se as madeiras estão empenadas, as dobradiças gastas e enferrujadas, gavetas tortas, etc.;
Lembre-se também que se você for comprar o objeto para restaurar, alguns defeitos até podem ser aceitos, como pintura gasta ou um estofado para trocar, mas para isso você deve avaliar bem o preço, levando-se em conta também o preço da restauração;
Combinação de estilos é de extrema importância
E nem sempre um objeto antigo precisa ser um objeto de muito uso, pois às vezes você apenas quer comprá-lo para dar um ar renovado na decoração de sua casa, através da combinação de estilos, antigo e moderno, com um toque todo especial.
Gostou do estilo de decoração com objetos antigos?