Toda criança gosta de brincar e se divertir, e para isso faz o uso de seus brinquedos variados, e também de sua imaginação, para criar ambientes de aventuras que fazem parte de seu aprendizado de vida.
Porém, quem tem crianças em casa sabe bem como é difícil manter seus brinquedos organizados e bem guardados, para que eles não fiquem espalhados por toda casa e possam causar acidentes domésticos, como tropeções e quedas.
Os organizadores de brinquedos
E uma das formas de deixar estes brinquedos sempre em ordem é com o uso dos organizadores para brinquedos, que ajudam pais e filhos a manterem tudo em ordem depois de um dia cheio de atividades e muita diversão.
Os organizadores de brinquedos podem ser encontrados a venda em vários modelos, que podem ser feitos de plástico, de alvenaria ou tecido, ou mesmo projetados em casa com o uso de materiais reciclados, como é o caso das caixas de papelão, que podem ser reaproveitadas nesta tarefa.
Altura ideal para os organizadores de brinquedos
Eles devem ser colocados em uma altura que seja de fácil acesso para criança, ou que ela possa pedir aos seus pais para pegá-los sempre que quiser brincar. E seu uso deve ser uma forma de incentivar a criança a ser mais organizada, não deixando brinquedos espalhados pela casa e que podem estragar se ficarem todos amontoados em um canto.
Manter sempre organizado com crianças
Existem várias formas de manter os brinquedos organizados no quarto da criança ou em um cômodo montado para que ela possa brincar mais a vontade. E a primeira dica é separar os brinquedos por categoria e tipo, para facilitar sua organização. Separe também aqueles brinquedos quebrados para jogar fora, ou mesmo os brinquedos mais antigos que podem ser doados as instituições de caridade.
Daí uma das maneiras de deixar os brinquedos em ordem é com o uso dos organizadores de plástico, que são vendidos em vários tamanhos e cores, e que facilitam a colocação dos brinquedos dentro de estantes ou armários, ou mesmo embaixo das cômodas. Aqui o ideal é que eles sejam transparentes, para facilitar a visualização de seu conteúdo, e separados por cores e tamanhos, para que a criança saiba aonde deverá guardar cada brinquedo após o uso.
Usar móveis e nichos como organizadores
Outra maneira de deixar tudo organizado é com o uso de móveis planejados ou nichos, que podem ser feitos com medidas para encaixe de caixas ou gavetas organizadoras, e que vão garantir maior espaço interno no quarto da criança.
Tem também as prateleiras feitas para quem gosta de colecionar carrinhos e bonecas, e que podem ser feitas em madeira no tamanho certo para cada coleção. Elas são boas principalmente quando a criança vai crescendo, e gosta de montar coleções variadas.
Orgnizadores de brinquedo de tecidos
E tem os organizadores de tecido, que podem ser feitos por uma costureira aí na sua região, e são muito bons para guardar bichos de pelúcia, bolas e caminhõezinhos.
Vale lembrar também que é sempre bom incentivar a criança a fazer um rodízio de brinquedos, e que ela não precisa retirar tudo das caixas ou prateleiras de uma vez só para brincar. Lembre-se também de deixar seus brinquedos favoritos e de uso diário sempre a mão, pois a criança irá sentir falta deles na hora de dormir.
15 modelos de organizadores de brinquedos para crianças
Abaixo separamos mais alguns modelos de organizadores de brinquedos que vão lhes ajudar nesta tarefa de manter tudo bem guardado e separado aí na sua casa:
Gostou das ideias para organizar os brinquedos de seu filho/a?