A argamassa é um importante composto utilizado em várias etapas de uma obra, tanto para assentar tijolos, revestir paredes, regularizar superfícies, assentamento de pisos e azulejos, e muito mais.
Ela é comparável a uma cola, pois permite a união dos elementos da construção, e que depois de sua secagem se mantém firmes em seus lugares.
E em sua composição encontram-se diversos elementos, que quando são misturados formam uma mistura homogênea que serve não só para unir os componentes da construção, como também para garantir resistência, regularidade e durabilidade a obra.
Escolha da argamassa ideal para cada etapa da obra
Já a escolha da argamassa ideal para cada etapa da obra vai depender muito de qual será sua finalidade dentro da construção, que podem ser avaliadas entre:
Argamassa para assentamento de alvenaria
É o primeiro tipo de argamassa, que é utilizado na hora de assentar tijolos e blocos nas primeiras etapas de uma obra. E uma dica que podemos observar nesta etapa é a adição de um impermeabilizante na argamassa para o assentamento das três primeiras fiadas de blocos ou tijolos na obra, e com isso garantir proteção contra umidade e infiltrações provenientes do chão;
Argamassas para revestimento
Sua utilização é feita em camadas, e serve para dar regularidade e proteção as paredes ou no teto da obra. Aqui são utilizadas pelo menos três camadas de argamassa: o chapisco, que é uma camada fina e rugosa que atua como a base do revestimento das paredes; o emboco, que é uma camada mais grossa de massa que vem logo após o chapisco, e que serve para deixar a parede com formato regular; e o reboco, que garante um acabamento final e liso a parede (as vezes esta etapa não é feita na obra). Após a aplicação da argamassa de revestimento as paredes e o teto estão prontos para receber massa corrida, pintura, textura e outras técnicas de decoração;
Argamassa para assentamento de revestimentos
São as argamassas utilizadas para colocação de cerâmicas e porcelanatos na obra. E quando a cerâmica é assentada no chão, é necessário fazer o contrapiso ou cimentado, que é feito com o uso de argamassa para nivelamento da área.
Qual o melhor tipo de argamassa que devo utilizar
O tipo mais comum de argamassa utilizado nas obras é feita de areia, cimento e água, que são bem maleáveis enquanto ainda estão úmidas, mas que após a secagem se tornam bem resistentes. Outros elementos podem ser adicionados nesta argamassa, garantindo assim novas características ao material, como a impermeabilidade contra umidade.
Esta argamassa deve ser feita com o uso de materiais de boa qualidade, areia livre de pedras e sujeira, e com água limpa, para obtenção se uma boa qualidade da argamassa que será utilizada na obra.
Atualmente temos também as argamassas industrializadas, como o reboco projetado, que garantem um acabamento mais uniforme, e também maior rapidez na execução das obras.
Outro exemplo de argamassa industrializada são as argamassas poliméricas, de aspecto pastoso e que já vem pronta para uso nas obras. A argamassa polimérica é muito utilizada para assentamento de blocos e tijolos, deixando uma camada de massa muito mais fina e uniforme a obra.
E vale lembrar que para que cada etapa da construção seja feita de forma adequada, é necessário contratar os serviços de uma empresa especializada na construção civil, para que a argamassa utilizada nas obras seja escolhida de acordo com cada necessidade da obra, sem custos abusivos ou equívocos na hora da compra.