Um dos revestimentos externos que ajudam a manter casas com temperatura mais agradáveis são as telhas, que podem ser feitas de barro, cerâmica ou fibrocimento, e que ajudam a compor telhados de vários tamanhos e formatos.
O uso das telhas trás uma série de vantagens, como o escoamento das águas da chuva, a diminuição da temperatura do imóvel, a proteção contra ventos e tempestades, etc.
– Aprenda a calcular a inclinação do telhado;
Cuidados na hora da escolha da telha
Mas para garantir todas estas vantagens é super importante que sejam escolhidos modelos de telhas ideais para cada tipo de construção, que pode conter uma água, ou mais águas (água é o nome dado a cada face do telhado). Esta escolha deve ser feita logo no início do projeto da casa, de acordo com alguns cuidados que veremos a seguir:
1. Proteção contra raios UV
Um dos cuidados que devem ser tomados na hora da escolha das telhas é quanto ao seu ângulo de inclinação, que vai determinar a altura do telhado, e com isso maior proteção contra raios UV, ventos e tempestades. Este ângulo de inclinação é definido pelo fabricante das telhas, e é muito importante seguir os valores de forma correta, pois ventos muito fortes podem levantar um telhado por inteiro, caso o ângulo de inclinação tenha sido projetado de forma inadequada.
Também é necessária uma análise ainda na fase do projeto, para definir qual o tipo de telhado ideal para cada casa, bem como o número de águas que devem ser projetadas. Isso é importante para garantir proteção térmica e maior segurança aos moradores.
2. Qualidade ABNT das telhas
A qualidade das telhas e também do material que será utilizado para fixá-la é muito importante, e deve seguir as normas de qualidade da ABNT.
E as telhas devem ser fixadas em bases de apoio, que podem ser feitas em madeira ou aço, e também umas nas outras. Também é necessário fixar as bordas do telhado, o que evita a entrada de correntes de ar e umidade no imóvel.
– Fachadas de casas com ou sem telhados?
Modelos de telhas a venda
Já em relação a escolha do modelo das telhas, segue abaixo uma lista com as características das mais utilizadas:
1. Telhas de cerâmica
É o modelo de telha mais antigo no mercado, que é feito de barro, em vários tamanhos e formatos. Elas garantem boa proteção térmica e boa vedação contra umidade, além de serem muito elegantes. E os modelos atuais são feitas com revestimento sintético, que garante maior durabilidade e proteção para sua residência;
2. Telhas de concreto
São telhas maiores, feitas com concreto, e que garantem bom conforto térmico as residências. Sua instalação é feita com menos madeiramento, o que trás custo menor a obra. Porém são modelos que precisam de uma resina impermeabilizante em sua superfície, e manutenção anual para evitar umidade e desgaste;
3. Telhas de fibrocimento
Vieram para substituir as telhas de amianto, que foi proibido no Brasil por ser cancerígeno. Estas telhas são bem leves, possuem vida útil mais curta e não apresentam bom conforto térmico. Mas são modelos muito utilizados em telhados com pouca inclinação, além de indústrias e galpões, E sua vantagem é que são muito difíceis de serem levadas pelo vento, já que sua estrutura é toda fixada nas madeiras com o uso de parafusos;
4. Telhas metálicas
São projetadas para cobrir grandes distâncias, em indústrias, galpões, portos, etc. Não são bons modelos para proteção térmica, pois se aquecem mais rapidamente, e sua estrutura deve ser bem reforçada para instalação;
5. Telhas ecológicas
São telhas feitas com o uso de fibras ecológicas, como o sisal, bananeira ou coco, e até mesmo com o uso de papel reciclado, juntamente com outros componentes, como betume, pigmentos e resinas, para garantir proteção contra os raios UV, e também proteção térmica as residências. Elas são modelos bem duráveis e resistentes, e aprovadas pela ABNT.
Vale lembrar que a escolha das telhas envolve tanto a parte estética como o melhor aproveitamento de suas vantagens e benefícios para cada tipo de construção, e sua instalação deve ser feita por profissionais qualificados na área, que irão projetar o telhado de forma correta e segura.