O bronzeamento solar é o responsável pelo escurecimento da pele,isto ocorre através do estimulo fisiológico natural em resposta ao banho solar ou pelo bronzeamento solar artificial. Este escurecimento tem como fator determinante o aumento ou liberação do pigmento melanina que são produzidas e liberadas através das células melanócitos, e encontradas entre as células basais da epiderme.
Quando acontece da pele tornar-se bronzeada pela exposição solar, os melanócitos aumentam em atividade e não em número. Os melanócitos geram não só o bronzeado, mas também são os responsáveis pelo câncer melanoma, que é originado por danos nos melanócitos devido à radiação ultravioleta (UV).
Luz do Sol no Bronzeamento Solar
Classificamos a luz solar de três formas: luz infravermelha (calor), luz ultravioleta e a luz visível. E as freqüências ultravioletas que são os responsáveis pelo bronzeamento e são divididas em três categorias: UVA (onda de 315 a 400 nm) que ocasiona o bronzeamento e conhecido como luz negra; UVB (onda de 280 a 315 nm) causador das queimaduras solares e a UVC (onda de 100 a 280 nm) que nunca nos atinge por ser filtrada na atmosfera.
As ondas UVB possuem maior energia que a UVA, portanto causam maior dano como o câncer de pele. Por este e tantos outros fatores como o envelhecimento precoce é que todos devem se precaver e evitar o banho solar exagerado e sem o devido protetor solar que se encontra no mercado.