O corrimão é um item de segurança que pode ser instalado em casas e prédios, de forma preventiva ou obrigatória, de acordo com as normas de segurança para cada tipo de imóvel. Em suma, o corrimão, ou mainel como também pode ser chamado, é um apoio lateral, fabricada em madeira, metal, aço, bambu, mármore, ferro, e outros materiais, que pode ser instalado em escadas retas, corredores e rampas, e que serve de apoio para quem caminha por estes locais.
E seu uso oferece às pessoas um apoio seguro para melhor circulação nestes locais, em especial para crianças, idosos, pessoas com crianças de colo e portadores de necessidades especiais.
Altura recomendada para instalação de corrimão
Mas para garantir esta segurança na hora de caminhar é necessário que o corrimão seja instalado em uma altura apropriada, que é regulamentada por normas de segurança estabelecidas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.
NBR 9050 e NBR 9077
E a altura ideal recomendada para o uso dos corrimões em escadas é definida por duas normas, a NBR 9050 e a NBR 9077, que determinam:
1. Altura do corrimão
A altura do corrimão em escadas deve ser entre 80 cm e 92 cm em relação ao piso. Já a altura de um corrimão com acessibilidade deve ser de 92 cm, porém, se o corrimão for instalado em rampas ele deve possuir duas alturas, aonde a altura inferior é de 70 cm e a altura superior deve ter 92 cm em relação ao piso.
Caso tenha crianças circulando no local, um segundo corrimão deve ser instalado a uma altura de 70 cm em relação ao piso, permitindo assim seu uso por elas.
2. Distância entre corrimão e a parede
Já a distância do corrimão em relação à parede deve ser, para área interna de 4 cm, e para área externa de 10 cm.
E caso a escada ou rampa for muito larga, com distâncias maiores que 2,40 m, um segundo corrimão deve ser instalado. Porém, para garantir maior acessibilidade um segundo corrimão pode ser instalado em um intervalo mínimo de 80 cm de abertura.
Ergonomia e conforto as mãos
Outro ponto importante a se destacar para uso dos corrimões em escadas, rampas e corredores é o conforto que eles devem garantir na hora em que as pessoas se apoiam sobre ele.
Para isso é necessário que o corrimão seja feito em um formato confortável as mãos, sem pontas ou arestas que possam machucar as pessoas. Ele também deve oferecer pontos de apoio em toda extensão, para suportar um grande peso, de acordo com o volume de circulação de cada ambiente.
Decore:
– Escadas para decorar dentro de casa;
O comprimento do corrimão da escada deve se estender por toda área necessária ao seu uso, sem interrupções e livre de obstruções, e ele deve ter um prolongamento de 30 cm em escadas e rampas, o que facilita a acessibilidade.
E se ao lado do corrimão não tiver uma parede de apoio, é necessário colocar longarinas ou balaustres para diminuir o vão existente, para evitar acidentes.