Um dos elementos de construção que estão presentes na maioria das casas por todo pais é a laje, uma estrutura plana, que é feita na grande maioria das vezes de concreto, e é montada logo acima das colunas e vigas de uma casa (ou às vezes apoiada apenas nas paredes), garantindo assim conforto térmico e acústico aos ambientes, ou mesmo um teto.
A laje atua também como o teto de uma casa, que pode ser recoberto com o telhado, que evita o acúmulo das águas da chuva sobre sua superfície.
Ela também é montada como a divisão entre os andares de um sobrado ou edifício, e pode ser recoberta com forros pré-moldados, que permitem a instalação dos sistemas elétricos e hidráulicos de maneira oculta, e com fácil manutenção.
Modernização na hora de fabricar as lajes
E ao longo dos anos, o modo como as lajes vem sendo montadas nas residências e edifícios vêm passando por mudanças, que visam o melhor aproveitamento de cada material utilizado para sua fabricação, e também maior resistência e durabilidade estrutural, principalmente para suportar a quantidade de peso sem trincas ou rachaduras.
Entenda:
A importância de um arquiteto na construção;
Desta maneira, as lajes podem ser fabricadas em modelos de lajes pré-moldadas ou lajes maciças, como veremos a seguir:
As lajes pré-moldadas
Lajes pré-moldadas também são conhecidas como lajes pré-fabricadas, são muito utilizadas na construção residencial, pois chegam à obra quase prontas para uso.
Aprenda:
– Plantas baixas para construção e representação de laje;
Elas são compostas por placas, vigas ou painéis de concreto, que são preenchidos com vários tipos de materiais, de modo a criar uma estrutura resistente.
Dentre estes materiais temos as lajotas de cerâmica, que eram muito utilizadas antigamente para montagem desta estrutura de laje, por serem mais baratas e práticas de montar, mas que se quebram com facilidade na hora do transporte e montagem.
Aos poucos a lajota deu lugar aos blocos de isopor, que são mais leves e fáceis de usar, e permitem a instalação de canos e conduítes com muita facilidade, mas que necessitam que os blocos de isopor sejam revestidos com uma cola especial na hora de aplicar o reboco.
Mais recentemente temos as lajes treliçadas, que são feitas com o uso de painéis de concreto, que se encaixam uns nos outros, formando assim uma estrutura mais resistente e ideal para uso em grandes áreas. Seu único inconveniente é que necessitam de uma grande estrutura de madeira para suportar seu peso na hora de preencher a laje com concreto, e com isso seu preço é bem mais elevado.
As lajes maciças
E temos também as lajes maciças, que são modeladas na obra por cima de uma forma de madeira, que possui uma estrutura fabricada com vergalhões, aonde todo concreto é despejado, formando assim uma estrutura única e muito resistente, principalmente contra rachaduras e fissuras.
Este tipo de laje é muito utilizado em prédios e construções de grande porte, pois a estrutura do imóvel deve ter colunas e vigas bem reforçadas, para suportar todo o peso que a laje irá proporcionar ao imóvel.
Com isso, as lajes maciças acabam sendo os modelos mais caros da atualidade, mas que garantem a solidez das grandes obras em todas as partes do mundo.