A instalação elétrica aparente é uma técnica que surgiu em meados dos anos 50, nos Estados Unidos, e teve sua origem com os lofts urbanos, moradias construídas em galpões de fabricas antigas, e que serviam como moradia para pessoas de baixa renda.
Estas moradas ofereciam toda estrutura interna dos galpões e fábricas abandonadas da época, como os canos de interruptores e tomadas a vista, paredes em reboque, pé direito elevado e mezaninos, que era o local utilizado como dormitório. Aos poucos estes imóveis se tornaram populares, e hoje são muito conceituados em todo mundo.
E deste visual mais rústico e descuidado surgiu também à moderna instalação elétrica aparente, que oferece aos imóveis um efeito industrial muito interessante, que é proporcionado por canos de metal que conduzem toda instalação elétrica residencial por fora das paredes, e que pode ser feita de maneira bem prática, como veremos a seguir:
*Entenda um pouco mais sobre os lofts acessando este artigo especial: 14 modelos de lofts urbanos, um conceito em evolução.
Como fazer instalação elétrica aparente
Para fazer a instalação elétrica aparente aí na sua casa basta conferir as dicas deste vídeo tutorial, aonde o blogueiro Edu vai lhes mostrar todo o passo a passo para montagem de tomadas, interruptores e luminárias aparentes:
Depois basta ampliar o projeto para cada ambiente de sua casa, formando assim uma linda instalação aparente, que vai criar um belo diferencial na decoração.
5 dicas para instalação elétrica aparente
Abaixo vocês conferem mais algumas dicas para montar toda instalação elétrica aparente aí na sua casa:
1. Analise
Analise todo ambiente para definir com antecedência aonde serão posicionadas as tomadas e interruptores, de uma maneira bem distribuída e prática para uso diário;
2. Cabos
Para instalação de cabos de internet, telefone e da TV a cabo, utilize outro conjunto de canos, que deve correr em paralelo com os canos da instalação elétrica;
– Aprenda qual altura ideal das tomadas;
3. Padronização
Padronize a cor dos fios, deixando uma cor para o fio neutro e outra para o fio fase, e isto vai facilitar a instalação;
4. Desligue o dijuntor
Sempre que for mexer na instalação elétrica de sua residência, desligue a chave geral dos disjuntores, para evitar o risco de choques elétricos;
5. Chame um eletricista
Caso você não saiba como fazer as ligações elétricas, contrate os serviços de um bom eletricista aí na sua cidade, que vai fazer o trabalho com segurança e tranquilidade.
15 modelos de instalação elétrica aparente
E abaixo vocês conferem alguns modelos de instalação elétrica aparente que foram montadas em diversos cômodos de uma residência, e que vão lhes dar muitas ideias para montagem da instalação aí na sua casa:
Mesmo em ambientes com pé direito simples a instalação elétrica aparente fica um charme;
E você gostou do estilo de instalação elétrica aparente?