Uma das principais características de uma boa cozinha é ser um ambiente muito funcional, que permita o preparo dos alimentos de forma organizada e prática, e também um ambiente fácil de limpar todos os dias.
E uma das dicas que auxiliam manter a cozinha da casa sempre limpa e bem cuidada é montar nela um painel de respingos, que facilita muito o trabalho de limpeza após o preparo dos alimentos.
O painel de respingos
O painel de respingos é uma área projetada logo acima da pia da cozinha ou do fogão, com a tarefa de evitar que os respingos de água, gordura ou do preparo de alimentos deixe todo ambiente sujo ou cheio de manchas com o passar dos anos.
Sua montagem é algo opcional, mas muito bem vinda para quem está construindo ou reformando a cozinha de sua casa, e quer deixá-la com um visual sempre limpo e bem conservado.
Tipos de painéis de respingos para sua cozinha
E como a ideia principal do painel de respingos para cozinha é oferecer praticidade na hora da limpeza, ele deve ser montado com o uso de materiais que facilitem esta tarefa no dia a dia, como cerâmicas e porcelanatos.
Por isso separamos abaixo alguns tipos de painéis de respingos que podem ser montados aí na cozinha de sua casa com o uso de diferentes materiais:
Painel de cerâmica: uma das opções mais comuns, que garante facilidade de limpeza e instalação, e permite o uso de modelos e cores bem variadas como o ladrilho hidraúlico.
Painel de aço inoxidável: uma opção pouco habitual, mas que é prática de instalar e fácil de limpar, e vai garantir um visual bem elegante a cozinha de sua casa, além de durar por praticamente toda uma vida.
Painel em forma de mosaico: um painel montado com cerâmicas ou porcelanatos, que são posicionados para formar desenhos e figuras diferenciadas, que contribuem para um visual inovador na cozinha.
Painel de pedras: aqui a opção é investir mais na elegância do painel, que é ideal para bancadas, e vai garantir aquele charme na decoração. Opte pelo uso de pedras mais lisas e com maior facilidade para limpeza, como o mármore ou granito.
Painel de tijolo: é montado de acordo com uma tendência de decoração mais rústica em todo imóvel, e como o painel de pedra contribui mais com o visual decorativo dentro da cozinha.
Painel de vidro sólido: outro modelo de painel barato e fácil de limpar, de maneira semelhante ao painel de cerâmica. Aqui além da vantagem da limpeza, ele também contribui para deixar o ambiente mais iluminado.
Painéis variados: existem também painéis mais inusitados, como os feitos com madeira, bambu, tinta de azulejos ou mesmo tinta lousa, que também contribuem com o visual da cozinha e com a limpeza dos respingos do preparo dos alimentos.
E você tem um modelo de painel de respingos aí na sua casa? Deixe-nos seu comentário a respeito!