
O layout é um projeto, em formato de um rascunho, que é criado para definir como será realizado um trabalho final que envolva tipografias, como a produção de um livro, um jornal ou uma revista.
A palavra layout também é muito utilizada para criação das páginas da internet e os programas de computador, e indica como são feitas as telas de visualização de cada usuário daquele conteúdo.
E na área de arquitetura e decoração o layout também pode ser muito bem empregado para definir aonde serão colocados os móveis de sala (e de outros ambientes), de uma maneira proveitosa e que ofereça o melhor aproveitamento de espaço dentro do ambiente.
5 dicas de montagem de layouts para móveis da sala
Em geral, os layouts para colocação dos móveis de uma casa são projetados pelo arquiteto responsável pelo projeto da casa, que coloca os detalhes de cada ambiente na planta da casa.
Mas o layout pode ser criado, tanto na fase do projeto quando na hora de decorar a sala, com as dicas que veremos a seguir:
1. Medidas da sala
Primeiro tenha em mãos todas as medidas da sala, como altura e largura das paredes, altura e largura das portas e janelas, e também o vão de abertura da porta e sua posição. Também é importante ter em mente a localização de tomadas e interruptores, para não colocar nenhum móvel tampando cada um deles.
2. Intensidade de luz
Veja a intensidade da luz do sol no ambiente, e onde os raios solares mais se concentram durante o dia, para ajudar no posicionamento do televisor e também para evitar que móveis recebam muita luz solar, que pode causar danos, como no estofado de sofás e poltronas.
3. Tamanho dos móveis
Tenha em mente que, além do tamanho do móvel, a sala deve ter um espaço reservado para circulação livre das pessoas, de maneira confortável e sem tropeços pelo caminho.
4. Móveis planejados
Outra dica para o tamanho dos móveis é a escolha de modelos planejados, que são criados de acordo com as medidas da sala, oferecendo assim melhor aproveitamento do espaço interno.
5. Decoração da sala
Por último opte pelo uso de móveis que agreguem beleza e funcionalidade ao ambiente, e que acima de tudo deixem espaço para outros itens de decoração, como quadros, vasos, tapetes, almofadas e muito mais.
Móveis:
Com estas dicas dá para planejar o layout dos móveis para sala de sua casa, de maneira prática e mais aconchegante.