A cada ano que passa vem surgindo projetos arquitetônicos que buscam utilizar o mínimo de recursos naturais na construção de obras, minimizando assim o impacto ao meio ambiente de forma a proporcionar um mundo melhor para as novas gerações.
Este conceito é chamado de projeto sustentável, e nos oferece possibilidades da criação de ambientes confortáveis, e que utilizam de forma consciente os recursos naturais, como a luz solar e o vento.
E um destes projetos que vem ganhando seu espaço é o escritório verde, um ambiente projetado para ser um local de trabalho aconchegante, bem arejado e gostoso para se trabalhar.
O projeto do escritório verde
O escritório verde é construído com o uso das técnicas de construção modular a seco, que utiliza painéis pré-montados para sua fabricação, reduzindo assim o tempo da obra e o desperdício de materiais.
Sua construção é feita com a face frontal direcionada ao melhor aproveitamento do sol, garantindo assim maior luminosidade durante o dia todo. Aliado a isto são colocadas várias janelas nas paredes do escritório, o que oferece mais entrada de luz natural, e também permite melhor ventilação do ambiente.
Durante a construção são reaproveitados inúmeros materiais reciclados, como madeiras de demolição, garrafas pet ou pneus antigos, que podem servir para montagem das paredes ou como revestimentos acústicos e térmicos em todo local.
A energia solar também pode garantir maior autonomia ao ambiente, através do uso de painéis solares, que garantem uma boa reserva de energia, que pode ser revestida não só ao escritório verde, mas para outras finalidades.
E para conferir um pouco mais sobre o projeto de um escritório verde basta conferir este vídeo da Universidade Federal do Paraná, que está desenvolvendo o projeto em seu campus, com o uso de técnicas sustentáveis e que podem ser usadas no futuro:
Gostou do vídeo de como projetar um escritório verde?