O isopor é um material muito leve, que é feito a partir o poliestireno, uma resina termoplástica leve e de fácil manuseio. Esta resina é usada para fabricação de diversos objetos, como copos descartáveis, lacres e inúmeros peças do dia a dia.
E quando o poliestireno é expandido, recebe o nome de EPS, que é mais conhecido como isopor, e que além dos usos domésticos, também vem sendo amplamente empregado na construção civil, em especial para montagem de lajes e também para nivelamento de chão.
Vantagens do uso do isopor para nivelamento do chão
Quando o isopor é usado para nivelamento do chão, ele elimina espaços vazios, pois pode ser modelado em diferentes superfícies, e ainda oferece boa resistência mecânica, o que permite um piso bem resistente e durável ao longo dos anos.
Outra vantagem do uso do isopor no piso é não apodrecer com o passar dos anos, e isto dificulta o aparecimento de insetos corriqueiros, como as formigas domésticas.
Ele também garante a diminuição do peso da obra, bom isolamento acústico e térmico, e também redução nos custos finais da obra, seja aonde ele for empregado.
Como é usado o isopor para nivelamento de chão
E neste vídeo vocês acompanham o passo a passo para utilização de placas de isopor para nivelamento de chão, que neste caso foi usado para nivelar o piso de uma laje, para construção posterior:
Usando isopor para construção das paredes da casa
Devido à praticidade de uso que o isopor oferece, ele vem sendo amplamente empregado na construção civil também em outras áreas da casa, como é o caso das paredes, que podem ser construídas com o uso de isopor, amarrado em uma estrutura de metal, como vocês podem ver neste vídeo:
Isto proporciona bom isolamento térmico e acústico para casa, de uma maneira prática e muito mais em conta, em relação às obras feitas em alvenaria.
Desta forma, o custo de construção da casa se torna bem mais acessível, bem como o tempo de entrega do imóvel.