As persianas, ou venezianas, são peças de decoração que são colocadas na parte de dentro das janelas e vitrais, e que tem como principal função o bloqueio da luminosidade em um ambiente.
Ela é muito utilizada em escritórios, onde os reflexos do sol acabam atrapalhando o desempenho dos funcionários; em hospitais para maior conforto dos pacientes; e também nos quartos de nossa casa, para ajudar na diminuição da entrada do sol em algumas horas do dia ou garantir um ambiente bem escuro e relaxante durante a noite, para termos uma ótima noite de sono.
E para manter suas persianas sempre limpas e bem conservadas, separamos abaixo algumas dicas para lhe ajudar na limpeza delas:
Limpeza da persiana deve ser semanal
A limpeza das persianas deve ser feita pelo menos uma vez por semana, com a ajuda de um espanador de pó ou pano seco, que ajudam a retirar o pó do dia a dia. Um aspirador de pó com bocal de escova ou bocal para tirar pó também pode ser utilizado, principalmente nas persianas de tecido.
Cuidados ao molhar a persiana
Mas é importante ressaltar que alguns modelos de persianas não podem ser molhadas durante a limpeza, pois isso pode danificá-las ao longo do tempo.
Ao invés disso, você deve encaminhar as persianas uma vez por ano para uma limpeza profissional, chamada limpeza ultrassônica, onde a persiana é imersa em água com produtos químicos especiais, e sem o contato com as mãos.
8 cuidados básicos com a persiana
Veja abaixo uma lista com cuidados básicos para vários modelos de persianas:
1. Cortina romana: pode ser limpa apenas com o uso de um espanador toda semana. Se ela possuir tela solar, a mesma pode ser limpa com a ajuda de um pano seco com sabão neutro;
2. Blecaute de PVC: faça limpeza dela com o auxílio de uma esponja e sabão neutro, e com a cortina pendurada;
3. Rolo: deixe-o desenrolado e passe sobre ele o aspirador com bocal de escova nos dois lados;
4. Painéis: utilize apenas um pano levemente umedecido e com detergente neutro;
5. Acessórios de resina ou de acrílico: retire o pó deles com uma flanela seca;
6. Bandô com estrutura em madeira: use sempre o aspirador de pó para que ele não fique encardido;
7. Varão, trilhos e argolas (de latão ou cromadas): limpe com um pano úmido;
8. Varão, trilhos e peças de madeira: aplique lustra móveis para maior conservação.
Lembretes
Aperte porcas e parafusos dos painéis e dos encaixes com frequência, pois estes podem se soltar com o tempo de uso.
E para aumentar a durabilidade das persianas, use-as sempre com o vidro fechado, para evitar o acúmulo de pó e umidade do ar.
Aprendeu como limpar persianas? Comente!