A caspa, conhecida também por dermatite seborréia e oleosidade é o aumento da produção de óleo pela glândula sebácea, gerando a descamação do couro cabeludo, criando “flocos” que costumam cair na roupa. O que pode piorar a caspa é a oleosidade dos cabelos, estresse, má alimentação, com excesso de açúcar, gordura e água muito quente ao lavar os cabelos.
Não adianta comprar xampus específicos para caspa, a maioria resseca o couro cabeludo e a produção de óleo será estimulada. Para conseguir acabar com a caspa, é preciso controlar a produção de óleo no couro cabeludo, e para isto é necessário procurar um especialista que vai diagnosticar quais fungos precisam ser eliminados.
O médico fará dois exames para começar o tratamento, se não houver fungos, ele fará um peeling no couro cabeludo e o uso de laser para desinflamar a área, mas se houver fungos, além disso é preciso usar fungicidas.
A caspa causa inflamação do couro cabeludo causando coceira e queda de cabelo, então é recomendado é procurar um especialista.
5 dicas para previnir a caspa
Além disso, algumas dicas para evitar as caspas são:
1. Água. Lavar os cabelos com temperatura por volta de 22º( fria a morna);
2. Alimentação: Mantenha uma boa alimentação, beba muita água e evite o estresse;
3. Dormir: Dormir com os cabelos molhados ou úmidos também prejudica;
4. Remédios: Não tome remédios sem orientação médica;
5. Médico: O mais importante e eficaz é procurar um dermatologista.
Aprendeu como acabar com a caspa?