Problemas com o mau halito são comuns em grande parte da população mundial. Suas consequências, entretanto, prejudicam a imagem e a reputação, interferindo na vida afetiva, social e profissional.
Muitos casamentos e amizades já foram desfeitos em decorrência do incômodo causado pelo odor desagradável proveniente da região bucal.
O pior, em algumas situações, ocorre quando a pessoa possui mau hálito e não sabe ou percebe. Nesses casos, uma conversa franca é o melhor remédio.
Cuidados com a higiene bucal são fundamentais, uma vez que as maiorias dos casos detectados provem de assepsia inadequada nos dentes, gengivas e língua.
Para amenizar o efeito do mau hálito, adote as seguintes recomendações:
– Faça a higiene correta dos dentes: nunca se esqueça de escovar os dentes após cada uma das refeições. Deixá-los muito tempo sem limpeza, desencadeia a proliferação de fungos e bactérias que causam mau hálito. A utilização do fio dental é importante para garantir que os resíduos alimentares presentes entre os dentes sejam eliminados, dificultando a formação de tártaros e da placa bacteriana. Após a escovação, faça gargarejos com antissépticos bucais para completar a higienização e garantir a eliminação de bactérias.
– Higienize sua língua: poucos dão atenção a essa prática tão importante: escovam corretamente os dentes e esquecem de limpar a língua. A escovação e higienização da língua são essenciais para minimizar os efeitos de um hálito desagradável. Ao escolher suas escovas de dente, dê preferência àquelas que possuem limpador de línguas.
– Faça refeições periódicas: Não fique muito tempo sem se alimentar. O estomago vazio é um dos causadores do mau hálito. Deixe sempre uma fruta fresca à disposição para garantir algum alimento no estômago. As barras de cereais também são uma boa opção. Deve-se escovar imediatamente os dentes logo após consumir determinados alimentos, tais como cebolas e alhos. A bebida e o tabagismo ajudam a piorar a situação.
Adotando somente essas três recomendações, é possível minimizar os efeitos do mau hálito e, em alguns casos, até mesmo resolver definitivamente o problema. Se essas dicas não foram o suficiente procure um dentista ou mesmo um clinico geral para identificar e tratar seu problema