A diabetes é uma doença que afeta uma boa parte dos brasileiros, e que faz o pâncreas não produzir, ou produzir de forma debilitada o hormônio insulina, que é responsável pela absorção do açúcar pelas células, impedindo assim que elas recebam sua principal fonte de energia. Esta doença ainda não tem cura, mas ao longo dos anos são feitas pesquisas que visam seu controle de forma mais saudável.
E uma destas formas de controle pode ter sido descoberta recentemente por 3 estudantes da cidade de Patos de Minas, e foi exibida em rede nacional pelo programa Caldeirão do Huck, aonde eles foram os vencedores do quadro Jovens Inventores.
A descoberta
A descoberta que os três jovens estudantes de 17 anos, Letícia, Matheus e Welles, foi que pode ser possível controlar os níveis de glicose na corrente sanguínea consumindo água de quiabo regularmente.
Esta descoberta aconteceu depois que ambos presenciaram um amigo de escola passar mal devido aos sintomas da diabetes. A partir daí, eles foram pesquisar soluções para ajudar seu amigo, e viram que já existia uma pesquisa demonstrando que a ração feita de quiabo está sendo testada para baixar os níveis de glicose em animais.
A fibra do quiabo
Com isso, tiveram a ideai de focar esta mesma pesquisa para beneficiar também as pessoas. E descobriram que a fibra do quiabo pode auxiliar no controle da diabetes, e a maior concentração desta fibra fica retida na baba do quiabo.
Foi aí que resolveram mergulhar dois quiabos cortados ao meio e sem as pontas dentro de um copo com água, para que a baba se concentre na água, e assim ela fica pronta para consumo.
Voluntários
Depois de pronto o experimento, chegou a hora de procurar voluntários para os testes, o que foi uma tarefa difícil devido ao gosto do quiabo. Mas eles conseguiram voluntários, e assim começaram seus testes semanais, que eram feitos medindo a taxa de glicose no sangue dos voluntários todos os dias, logo após tomarem a água de quiabo.
O teste era feita com um aparelho de uso comum para medir glicose, e que é fornecido pelo SUS aos pacientes, e foi acompanhado pela professora de química Andréa Cristina Lima, que ficou surpresa com os resultados positivos.
Resultados
E como os resultados apresentados foram bons, os alunos de Patos de Minas ganharam a feira de ciências da Universidade de São Paulo – USP, e também o prêmio do quadro Jovens Inventores do Programa Caldeirão do Huck.
Importante destacar
Embora as pesquisas destes estudantes tenham se mostrado positivas, é importante lembrar que ainda são pesquisas iniciais, e seus resultados deverão ser analisados constantemente para que os benefícios comprovados da água de quiabo possam ajudar pessoas em todo mundo.
E quem trata regularmente da diabetes, deve seguir as orientações médicas para que o controle da doença seja feito da melhor forma possível, conforme as orientações de sua equipe médica.
Gostei da expericia e volto a dar o resultado