Essa doença ficou conhecida a pouco tempo, mas já é muito falada. É uma doença neurodegenerativa que em pouco tempo a pessoa doente perde a memória de curto prazo, sofre alterações de comportamento e que vão se agravando ao longo do tempo.
O Alzheimer começa quando o processamento de algumas proteínas do sistema nervoso central e começa a dar errado.
Ficam então toxinas dentro dos neurônios e ocorre perda em certas regiões do cérebro como hipocampo, que controla a memória , também perde a linguagem e o raciocínio, reconhecimento de estimulo sensoriais como
andar, sentar ou até mesmo segurar alguma coisa.
Acredita-se que vem da genética de cada pessoa , nos casos mais graves o paciente se torna totalmente dependente de outras pessoas. A média de vida das pessoas é de 8 a 10 anos, após a doença ser diagnosticada.
Existem quatro estágios da doença :
Primeiro estágio: alterações de memória , e na habilidade visual
Segundo estágio: dificuldade no falar e coordenar os movimentos
Terceiro estágio: incontinência urinaria e fecal e dificuldade para comer
Quarto estágio : restrição ao leito, dor na deglutição e infecções recorrentes.
Ainda não existe prevenção especifica, mais alguns cuidados ajudam bastante para não ter e que se tiver não evolua como:
Estudar, colocar o raciocino ativo, ler com frequência, fazer exercícios de aritmética, jogos inteligentes, não fumar, alimentação saudável, exercícios e etc…
O Alzheimer pode ser tratado pelo psiquiatra geriatra ou por um neurologista especializado no tratamento.
Vale dizer que com o diagnóstico precoce e adequado em tempo oportuno é essencial para alivio dos sintoma se retardo da progressão da doença.