Calor combina com ar-condicionado, mas é fundamental que seja feita a limpeza, evitando que as bactérias alojadas no equipamento se espalhem pelo ambiente e prejudique a saúde das pessoas. Uma das conseqüências da falta de manutenção do aparelho é o aumento dos sintomas da rinite alérgica.
Problemas do ar condicionado à saúde
A seguir são apresentados alguns cuidados que se deve ter ao usar ar condicionado em casa ou no serviço:
1. Ressecamento nasal
Outro agravante do ar condicionado é o ressecamento nasal, provocado pelo tempo seco, ambientes fechados e ar muito fresco. Um estudo mostrou que 60% das pessoas que trabalham em ambientes com má qualidade do ar sofrem com o ressecamento da mucosa nasal, com ou sem sangramento, a piora dos sintomas da rinite ou da asma, congestão nasal, olhos lacrimejando, rouquidão, tontura e fadigas, entre outros males.
2. Limpeza constante do ar condicionado
Para se prevenir, a manutenção do ar-condicionado deve ser feita, no mínimo, uma vez ao ano e a limpeza dos filtros, a cada 15 dias. A umidade relativa do ar deve ser reduzida para 50%, se possível.
– Aprenda como instalar o ar condicionado em varandas;
A limpeza dos ambientes devem ser feitos com aspiradores de pó com filtro HEPA (High Efficiency Particulate Air Filter) ou equivalente. Nas superfícies, use pano úmido. Cortinas de tecido exigem lavagens com água entre 55 e 60°C.
– A troca do gás do ar condicionado é necessária;
3. Remova carpetes e use umidificadores
Remova carpetes e use pisos que possam ser limpos com pano úmido, e troque estofados de tecido pelos de couro ou vinil. Umidificadores de ambiente são bem-vindos. Aprenda como fazer com que seu ar condicionado. E não deixe de beber bastante líquido e hidrate a mucosa nasal com soro fisiológico, na forma líquida ou em gel.
Aprendeu os cuidados necessários com o ar condicionado?