Ter uma calçada com árvores é sempre uma boa alternativa para ampliar o verde de nossas cidades, que a cada dia que passa se tornam mais populosas e repletas de edifícios, e que com isso acabam perdendo boa parte de sua área verde para estas construções. E com o uso destas árvores dá para ter sombra nas calçadas, que favorecem a brincadeira das crianças, e ainda proporcionam um clima mais ameno no interior de nossos lares, dependendo da posição onde as árvores estão localizadas.
Mas para que isto ocorra é importante escolher bem a espécie de árvore que será plantada, já que muitas atingem alturas bem elevadas, e com isso acabam trazendo riscos aos moradores e a região, principalmente em locais com fios elétricos e alta circulação de veículos.
3 de árvores ideais para plantar na calçada
Pensando nisto hoje viemos lhes falar sobre alguns modelos de árvores que são ideais para plantar na calçada, e que vão oferecer sombra e beleza ao imóvel, e ainda vão contribuir com a melhora do meio ambiente:
Resedá (Lagerstroemia Indica – Índia): Árvore que alcança até 5 metros, com tronco fino e com flores que brotam o ano todo. É uma árvore ideal para calçada, mas requer podas constantes, principalmente dos brotos que crescem em seu tronco;
Pau-ferro (Caesalpinia Férrea – Brasil): Sua principal característica é seu tronco rajado de branco, muito elegante. Ela pode ser plantada em calçadas mas tem um inconveniente, é uma árvore que fica muito alta, e por isso deve ser usada em locais que não tenham fiação elétrica, e deve ser podada periodicamente;
Pata-de-vaca (Bauhinia Variegata – Índia e China): São árvores ornamentais, com flores exuberantes e podem ser colocadas em qualquer calçada, pois não possuem uma altura tão elevada.
Outras árvores que também podem ser plantadas na calçada são os Ipês (amarelo, rosa, roxo ou branco), a Magnólia ou a Palmeira.
E a dica fundamental para escolha da árvore ideal é consultar todas as informações sobre cada espécie, principalmente com relação a sua altura, para evitar ter uma árvore na calçada que possa interferir na fiação elétrica da região, ou mesmo galhos frágeis e que possam ceder com frequência durante chuvas e ventos fortes.
3 árvores que devem ser evitadas para plantio na calçada
Temos também algumas árvores que não são recomendadas para plantar na calçada, pois depois de certo tempo acabam ficando muito altas e volumosas, e com isso acabam trazendo prejuízos ao imóvel e ao bairro como um todo, dentre elas:
Figueira Benjamina (Fícus – Ásia): Apesar de ser uma árvore graciosa quando jovem, conforme ela vai crescendo se torna bem alta, volumosa e com raízes que acabam destruindo toda calçada;
Falsa Seringueira, ou Seringueira da Índia (Fícus Elástica – Ásia): Uma árvore que com o passar dos anos fica com o tronco muito volumoso, e que acaba tomando todo espaço da calçada, impedindo a passagem dos pedestres ou mesmo invadindo a rua;
Tipuana (Tipuana Tipu – Bolívia): É uma árvore que fica muito alta, e com isso proporciona aquela sombra enorme na frente da casa. Mas seus galhos são frágeis e costumam se quebrar nas fortes chuvas e tempestades, e com isso podem causar acidentes.
Com estas dicas dá para ter uma árvore na calçada de forma segura, e assim contribuir para melhora da qualidade de vida aí na sua cidade.