Quando chegamos na melhor idade, é natural que alguns de nossos reflexos fiquem um pouco mais lentos, e também que nossa vista fique mais cansada. E nestas ocasiões, o risco dos acidentes domésticos acaba se tornando maior e mais constante, o que causa pequenas fraturas que as vezes são bem difíceis de cuidar.
E um dos locais que mais oferecem este risco aos idosos é o banheiro, devido ao fato de ser um ambiente que se mantém úmido em boa parte do tempo.
A importância da adaptação
Por isso hoje separamos algumas dicas muito importantes para que vocês aí em casa possam projetar um banheiro adaptado para idosos, e que trará mais conforto e segurança aos seus pais, tios, avós e toda família que já está vivendo sua melhor idade.
Banheiro amplo para idosos
A primeira etapa é projetar um banheiro amplo, para que no local possam entrar o idoso (com uma cadeira de rodas caso necessário) e mais um acompanhante (para auxiliá-lo no banho ou em sua higiene pessoal). Este cenário acaba se tornando muito frequente durante a época da melhor idade, e por isso deve ser pensado de antemão.
Iluminação adequada
Depois devemos ter uma iluminação ampla e que permita ao idoso enxergar toda extensão do banheiro logo que ele acende a luz, para evitar acidentes, principalmente durante a noite. Existem também as faixas de LED que podem garantir maior luminosidade na extensão do piso entre o quarto e o banheiro, e que ajudam a aumentar a segurança durante as idas noturnas ao banheiro.
Barras de apoio para idosos
Outra medida de segurança muito importante são as barras de apoio laterais, que são fixadas na parede próximo ao vaso sanitário, ao lavabo, a pia e na área do banho, em uma altura ideal para o idoso se apoiar para poder levantar e se movimentar com mais facilidade dentro do banheiro adaptado.
E os armarinhos de banheiro devem ficar em uma altura entre a cintura e o peito (em média 85 cm) para facilitar sua utilização pelos idosos, enquanto as prateleiras não devem ser feitas de vidro ou aço inox, para evitar acidentes.
Segurança no banho dos idosos
Já para quem possui box do banheiro, o ideal é que ele tenha entrada larga, e que dentro dele caibam o idoso com uma cadeira de rodas e seu acompanhante. O box deve ser projetado com material bem resistente e inquebrável, para que em caso de quedas, o idoso não acabe se machucando ainda mais.
No chão deve ser colocado piso antiderrapante, que garante maior firmeza aos seus passos, diminuindo assim as chances de um escorregão acidental.
O banheiro também deve possuir um banquinho para auxiliar o idoso na hora do banho ou mesmo na hora de trocar de roupa, e as torneiras do lavatório de do registro do chuveiro devem ter um mecanismo fácil de abrir.
Com estas dicas seu banheiro vai se tornar um local mais seguro e adaptado para uso de seus pais, avós, tios ou mesmo para você aí em casa ter mais segurança na hora do uso.
Aprendeu como montar um banheiro adaptado para idosos? Comente e tire suas dúvidas!