Aprenda a calcular o tamanho da bitola de cabo elétrico, algo fácil e de extrema utilidade! Toda instalação elétrica é composta por um conjunto de cabos condutores de eletricidade, que são interligados a uma rede de alimentação de energia, e que utilizam terminais de acesso (tomadas, interruptores) para seu uso. Os terminais de uso são as partes mais visíveis da rede elétrica dentro de casa, além é claro da rede de distribuição de energia que é ligada nos postes ao redor das ruas. E por dentro das paredes e lajes é onde instalamos os cabos da rede elétrica, que são responsáveis por transmitir a energia até nossos aparelhos elétricos.
Mas uma coisa que muitos não sabem, é que quando a energia passa por dentro do cabo, ela enfrenta uma resistência até chegar ao aparelho, que é aliviada ou aumentada conforme o tamanho da bitola (diâmetro do fio).
Tipos de bitola para cada uso
E cada aparelho funciona com uma resistência específica, alguns com mais e outros com menos, e isso influi no tamanho da bitola que o cabo de energia deve ter em sua casa.
Estas medidas que determinam a resistência de um aparelho podem ser medidas em sua casa através de uma conta simples, que envolve a Tensão (volts), a Potência (watts) e a Corrente Elétrica (ampères). Para isso use a fórmula:
I = P/U , onde I é Corrente, P é Potência e U é Tensão.
Podemos usar esta fórmula, por exemplo, com um chuveiro elétrico, onde a tensão é 127 V e a potência é de 3.200 W. E na conta alcançamos o valor de 25.1 A.
Tabela de Bitola de Cabo
Com isso separamos abaixo uma tabela que indica o tamanho da bitola de cabo, em relação à amperagem que cada uma delas suporta:
1. Bitola de 1,5 mm² = 15,5 ampères (usada como retorno de lâmpadas);
2. Bitola de 2,5 mm² = 21 ampères (usada em tomadas comuns para televisor, aparelho de DVD, dentre outros);
3. Bitola de 4,0 mm² = 28 ampères (usada em geladeiras);
4. Bitola de 6,0 mm² = 36 ampères (usada para chuveiro elétrico);
5. Bitola de 10 mm² = 50 ampères (usada para equipamentos pesados).
Vale lembrar que a instalação da rede elétrica de sua casa deve ser feita por um eletricista, que possui equipamentos para medição correta da amperagem necessária para cada tomada.