A vida agitada nas grandes cidades é uma marca constante no dia a dia de muitas famílias, que se vêem todos os dias atarefadas com inúmeras atividades, como o trabalho e os estudos.
Com isso, fica meio difícil encontrar um tempinho para relaxar, pois as preocupações acabam martelando os pensamentos, e impedem até que cada um ter uma vida mais saudável.
Mas ter um tempo de relaxamento é fundamental para nosso organismo, e deve ser sempre buscado, pois assim podemos ter mais saúde e uma boa melhora na qualidade de vida.
O que é um cantinho Zen
E isso pode ser conseguida aí na sua casa com a criação de um cantinho Zen, ou seja, um espaço dedicado ao relaxamento do corpo e da mente, e que lhe ajude a renovar as energias perdidas com a correria e as preocupações do dia a dia.
Este espaço Zen é um ambiente inspirado na filosofia Budista, e mantém o foco em uma ideologia de vida mais tranquila e contemplativa, que nos permite observar o mundo ao redor com mais calma, e assim nos permite tomar decisões mais acertadas e bem planejadas.
Deste modo, o cantinho Zen é um local voltado para inspirar paz e tranquilidade nas pessoas, de uma forma que elas possam se desligar das preocupações, e assim tenham suas energias renovadas.
Dicas para montar um cantinho Zen em sua casa
E para montar em casa um cantinho Zen, a primeira etapa é definir um local bem arejado e que seja mais afastado dos barulhos, que pode ser aquele quartinho nos fundos da casa, ou uma varanda mais afastada.
O local deve ser um cantinho de repouso e meditação, então almofadas, puffs, um sofá ou até mesmo uma rede podem ser usados para aqueles momentos de relaxamento, e deixarão o corpo mais confortável.
As cores devem ser voltadas para tons claros e frios, como o azul, o arroxeado e o lilás, ou os tons mais terrosos, como o bege e o marrom, sempre em tonalidades clarinhas. Já o branco deve ser evitado, pois pode aguçar os sentidos, ao invés de trazer calma.
Em seguida é importante que no local existam estímulos aos sentidos, como uma música ambiente mais tranquila, luzes mais amenas (arandelas, velas ou abajures), incensos e aromatizantes, uma fonte com o barulhinho de água ao fundo, flores e plantas, dentre outras sensações.
Ao final, para que o cantinho Zen esteja completo, é importante se focar em algo que te ajude a relaxar, como a leitura de um bom livro, um filme mais tranquilo, um caça-palavras, o CD daquela banda, enfim, algo que possa te desligar do mundo por alguns instantes, e com isso te traga a paz e tranquilidade desejadas em seu cantinho Zen.
Imagens ilustrativas da internet.