Construir uma casa ou decorar uma casa em madeira pode ser uma boa para aquelas pessoas que procuram um ambiente mais aconchegante e harmonioso. E atualmente já existem muitos projetos de casas pré-fabricadas em madeira que usam madeira de reflorestamento ou mesmo madeiras nativas certificadas, e com isso tem reconhecimento como madeira de qualidade e que não agridem o meio ambiente.
Antes de iniciar o projeto
A madeira garante mais economia, pois requer menos obras para que seja feita sua fundação. Mas vale o alerta, ela não é recomendada para construção de porões ou cômodos que fiquem abaixo da terra, pois a umidade pode danificar a madeira com facilidade, e estragar todo projeto estrutural.
Antes de prosseguir com a construção de sua casa de madeira, é bom verificar se a madeira tem boa procedência e se é uma madeira legalizada para o uso. No estado de São Paulo basta acessar o site: Madeiras Permitidas, e consultar mais informações sobre o projeto Madeira Legal, que visa à diminuição do comércio ilegal da madeira e têm projetos voltados para o uso da madeira de várias espécies para construção de forma consciente.
Cuidados com casas pré-fabricadas
E também devem ser tomados cuidados com a conservação da madeira de casas pré-fabricadas em madeiras para evitar o surgimento de fungos ou cupins, que podem destruir sua casa feita em madeira. Depois disso contrate uma boa construtora para que sua casa seja projetada da melhor forma possível, e com o aproveitamento máximo dos espaços sem que seja necessária a derrubada de muitas árvores ou utilização imprópria da madeira.
E através do CadMadeira (Cadastro dos Comerciantes de Madeira do Estado de São Paulo), você fica sabendo quais os estabelecimentos estão trabalhando com madeira dentro das normas legais e voltados para proteção do meio ambiente.
Casas pequenas:
– 16 lindos modelos de casas pré-fabricadas pequenas;
Materiais empregados na obra
Para construir toda estrutura e alicerces de sua casa em madeira, o recomendado é usar madeiras de alta densidade, que irão garantir maior resistência ao imóvel e tem uma durabilidade superior, garantindo que a obra seja bem mais segura.
Entre as madeiras mais utilizadas para construção da estrutura do imóvel temos: Jatobá, Pequiá, Cumaru e Itaúba. Lembre-se, quanto mais densa e pesada à madeira melhor.
Já no telhado o ideal são madeiras de média densidade, e que são resistentes ao ataque de cupins, como a Garapeira. Mas o ideal é que a madeira fique protegida da umidade, pois pode apodrecer com facilidade. E a madeira deve receber tratamento especial para evitar o ataque de cupins, que se alimentam do amido presente no interior das madeiras.
Interiores ficam bem feitos com madeiras de fibras retas e que tenham sido secas em estufas, para evitar que se empenem com o tempo de uso. Nesta hora pode-se optar por Freijó, Cedro-rosa ou Jequitibá-rosa.
– 16 modelos de fachadas de casas de madeira;
E todas as madeiras utilizadas devem receber tratamento adequado com verniz próprio e inseticida apropriado, para evitar o surgimento de cupins e fungos, que podem destruir todo ambiente quando se espalham pelo local.
Modelos de casas pré-fabricadas em madeira
A seguir alguns modelos de casas pré-fabricadas em madeira:
Gostou dos modelos de casas pré-fabricadas?
telefones para contato com a empresa
Gostaria do orçamento de uma casa de dois andares, dois quartos, uma suite com varanda, sala, copa, cozinha, banheiro, area de serviço, area de churrasqueira com cobertura.
Gostaria que a cor da madeira fosse escura.
Gostaria de saber como faço para reformar uma casa de madeira.?