A lâmpada é um daqueles inventos que revolucionaram todo um modo de vida, pois permitiram que as pessoas tivessem mais conforto dentro de seus lares, e também tornou as noites muito mais iluminadas.
Ela está presente em diversos ambientes de uma casa, e pode ser encontrada em modelos variados, como as lâmpadas fluorescentes e as lâmpadas de LED.
Lâmpadas piscando – Um problema comum dentro de casa
Mas tem horas que, ao acendermos a luz de um cômodo, ela fica piscando por algum tempo e não acende direito, o que acaba se tornando algo bem incomodo e desconfortável.
Sem contar que uma luz piscando todo o tempo pode trazer sérios riscos, como um curto circuito no sistema elétrico da casa.
E por este motivo é importante resolver o quanto antes o problema das lâmpadas piscando dentro de casa.
O que fazer para resolver o problema das lâmpadas piscando
Para lhes ajudar a solucionar problemas das lâmpadas que ficam piscando e não acendem, aí na sua casa, separamos abaixo algumas dicas úteis que vão lhes ajudar a resolver o problema. Vamos conferir:
1. A primeira dica em caso de lâmpadas piscando é realizar a troca da lâmpada, principalmente se ela já está em uso há muito tempo;
2. Se a lâmpada for do modelo incandescente, o recomendado é a troca por lâmpadas mais atuais, que consomem menos energia, e garantem uma iluminação muito melhor;
3. Outra dica é examinar o interruptor e o soquete de encaixe da lâmpada, que podem estar com defeito, e neste caso necessitam serem trocados ( para isso desligue a energia),
4. Problemas com a fiação elétrica também podem causar o pisca-pisca das lâmpadas. Neste caso contrate os serviços de um eletricista residencial, que vai avaliar o problema e realizar a troca da fiação por uma mais atual;
5. Para quem possui sistema de lâmpadas de LED, o problema pode estar no dimmer, um aparelho que serve para regular a intensidade da iluminação. Aqui a dica é verificar se o dimmer atende ao consumo da rede elétrica de sua residência;
6. Também é importante ver se as lâmpadas piscam na hora que são acionados outros aparelhos pela casa, como o ar-condicionado. Neste caso o circuito elétrico da casa está sendo sobrecarregado, e por isso é importante chamar um eletricista para montagem de um novo circuito, com fiação adequada para suportar a tensão residencial.
Com estas dicas vocês conseguirão resolver o problema das lâmpadas piscando aí na sua casa, e com isso ter muito mais conforto no dia a dia.
Nota da redação: Vale lembrar que no Brasil, a venda de lâmpadas incandescentes de 60 w foi interrompida desde 2015, com o intuito de reduzir o consumo de energia ao longo dos anos.