Ao longo dos anos a modernidade veio proporcionando muitas comodidades para nosso dia a dia, como os celulares, o forno de microondas, a máquina de lavar louças e os computadores.
Mas se voltarmos um pouco no tempo, talvez na época de nossas avós, as coisas não eram tão simples assim. E um dos maiores exemplos desta época são os fogões a lenha, que eram usados para preparo das refeições do dia a dia ou mesmo daquele bolo de milho delicioso, e em alguns casos até proporcionavam aquecimento aos lares. Pense em usar uma coifa na cozinha devido a fumaça!
O forno de lenha
O fogão a lenha é uma estrutura de alvenaria que possui um compartimento para colocação de lenha, logo acima dele uma chapa para encaixe das panelas, e ao fundo uma redoma para assar pães ou bolos.
Este modelo tradicional de fogão precisava ser acesso bem cedo, para que a lenha ficasse em brasa viva para cozinhar os alimentos. Esta lenha era obtida em chácaras e sítios, e ficava acessa o dia todo até sobrarem às cinzas.
Serpentina no fogão de lenha
Atualmente o fogão de lenha é construído para garantir momentos de lazer para toda família aos finais de semana, tanto na cidade como no campo. Nele podem ser preparados alimentos muito saborosos, que nos trazem boas lembranças do passado.
Outro uso do fogão de lenha nos dias de hoje é como aquecedor de água, o que trás economia de energia durante o banho e também oferece água quente em outras torneiras da casa.
E para isso por dentro do fogão de lenha é colocada uma serpentina de cobre, que recebe em um lado água fria que ao passar por dentro do fogão a lenha fica aquecida; e no outro um reservatório para armazenamento da água quente coletada.
Deste modo dá para ter água quente durante o ano, economizando gás e energia elétrica, principalmente em casas mais afastadas da cidade.
Vale lembrar que a construção deste forno a lenha aí na sua casa deve ser feita por um profissional qualificado, que saberá quais materiais utilizar e as medidas do forno, e também irá projetar o encanamento de água dentro da serpentina, que deve ser ligado em um reservatório para armazenamento da água quente.