O pau a pique é uma técnica muito antiga para construção das paredes das casas, que eram feitas a partir do entrelaçamento de bambus (ou outras madeiras), na horizontal e na vertical, em uma estrutura amarrada por cipós.
No meio desta estrutura formam-se vãos, que são preenchidos com o uso do barro misturado com água, e que depois de seco dá origem a paredes firmes e resistentes.
Ao final as paredes ficam com um visual bem rústico e cheio de rachaduras, que são característicos do endurecimento do barro após a secagem da água.
Esta estrutura também recebe outros nomes, como taipa de mão, taipa de sopapo ou taipa de sebe, conforme a região brasileira em que é construída.
Casas modernas de pau a pique
Antigamente as casas de pau a pique eram tidas como moradia de ratos e insetos, principalmente por serem construídas rentes ao chão. Mas com o passar dos anos e com a chegada de novas técnicas, as construções feitas com pau a pique passaram a ser feitas por cima de uma base de blocos, que impedem a entrada da umidade e também do apodrecimento da estrutura interna do pau a pique.
A argila utilizada para sua construção é extraído de uma camada entre 20 a 40 cm do solo, e sobre ele são adicionadas fibras vegetais e até arame galvanizado, para reforçar a estrutura.
Outra técnica moderna do pau a pique está sendo implementada no Chile, e recebe o nome de tecnobarro. Nesta técnica a estrutura interna é feita com malha de ferro, que é mais resistente e durável, e o barro é aplicado na estrutura com o uso de equipamentos próprios.
Depois as paredes recebem reboco e pintura, ou outras técnicas de revestimento, e assim podem resistir por anos e anos contra os efeitos do tempo e desgaste natural dos materiais.
Etapas da construção de uma cada de pau a pique
Para construir a casa de pau a pique o primeiro passo é construir a base de tijolos, e sobre ela é montada a estrutura de bambu, com ripas na vertical e na horizontal, fixadas com pregos sem cabeça ou amarradas entre si
Em seguida é preciso testar a argila escolhida. E para isso são feitas bolinhas de barro que ficam secando ao longo do dia. Se elas apresentarem pouca rachadura é sinal de que o material escolhido é de boa qualidade para construção da casa.
Preparo da massa de pau a pique
Daí a massa é preparada, com uma mistura de barro, fibras vegetais e água, e amassada com o auxílio dos pés, uma forma tradicional de obter um barro bem misturado e que é feita desde os primórdios.
Depois de pronta a massa é colocada em toda a estrutura para irem se formando as paredes da casa, e assim a casa de pau a pique vai tomando seu formato e charme característicos.
Vídeo da construção do pau a pique
E neste vídeo vocês conferem cada uma destas etapas para construção das paredes de uma casa com o uso das técnicas de pau a pique:
Gostou da parede de Pau a Pique?