A pintura de uma casa é uma das formas mais simples e práticas para realçar a decoração, e que além de proteger as paredes e o teto do imóvel, ainda proporcionam aquele charme especial que toda decoração tem o poder de proporcionar. E nos últimos anos as tendências de pintura têm seguido a linha de cores bem coloridas, que ajudam a criar ambientes mais alegres e descontraídos, e que combinam a cada dia mais com os elementos de decoração.
Porém, em alguns casos a pintura colorida apresenta manchas brancas, que destoam as cores do ambiente, e que aparecem por vários motivos, que veremos a seguir.
3 modos de ocorrem machas brancas na parede colorida
As manchas brancas nas paredes coloridas costumam acontecer por vários motivos, e um destes motivos é o uso de tintas com baixo grau de proteção contra sujeira, e baixa resistência ao atrito diário, como o toque nas paredes ou mesmo encostar um móvel sobre ela.
Embora estas manchas apareçam também em paredes claras, é nas pinturas coloridas que seu efeito é mais notado, e com isso a parede fica com aquela tonalidade desfocada e com visual de pintura antiga.
Outro fator que causa manchas brancas nas paredes coloridas é o bolor, que acontece em lugares úmidos, como o banheiro, ou devido a um vazamento de água, e acaba trazendo a pintura não só as machas brancas, mas também fungos muito nocivos para saúde.
5 modos de resolver o problema das manchas brancas nas paredes coloridas
Quando as manchas brancas na parede ocorrem pelo tipo de tinta, a solução pode ser aplicar algumas demãos de uma tinta mais resistente e durável, que vai evitar o aparecimento de manchas futuras. Outra dica é o uso do verniz incolor após uma nova camada de tinta, para proteger a pintura.
Nas manchas por causa do bolor, antes de aplicar uma nova pintura é necessário limpar as paredes para retirada do bolor. Esta limpeza pode ser feita com uma mistura de água e vinagre (meio a meio), e aplicada com uma esponja em movimentos circulares. Depois basta aplicar novas demãos de tinta para que o ambiente seja renovado.
Caso a pintura esteja muito gasta será necessário retirar toda pintura, aplicar uma nova camada de massa corrida, lixar e só depois realizar uma nova pintura.
Nas umidades causadas por vazamentos é necessário descobrir o foco do problema, que pode ser um cano rachado ou uma calha mal posicionada, e resolvê-lo o quanto antes, senão a nova pintura voltará a apresentar as mesmas manchas brancas de antes.
E para não errar na escolha das tintas consulte os serviços de um pintor especializado ou os conselhos de um funcionário da loja de tinta. Eles poderão lhe orientar sobre qual o tipo de tinta ideal para sua casa, e com isso a pintura de sua casa vai ficar muito melhor.