O coração reage às grandes emoções através de substâncias que são liberadas na corrente sangüínea, levando ao aumento da freqüência dos batimcntos cardíacos, do tônus dos vasos e da pressão arterial.
Quanto ao stress, ele é, sem dúvida, um fator importante para o desencadeamento de doenças cardíacas, pois provoca aumento do colesterol no sangue, da pressão arterial e da freqüência cardíaca.
Doenças do coração
Caso o indivíduo tenha uma doença cardíaca assintomâtica (sem sintomas) uma emoção forte, seja ela boa ou ruim, pode levar à ocorrência de arritmias, à isquemia miocárdica (angina e infarto) e até à morte súbita.
Esforço Físico Forte
As atividades físicas devem ser iniciadas após uma avaliação médica criteriosa. Os esforços físicos acima da capacidade individual são prejudiciais ao coração que reage a emoção forte. Toda doença cardíaca tem um período entre o seu estabelecimento e a apresentação de sintomas. Caso o indivíduo esteja na fase assintomática da doença, ele pode sofrer as conseqüências quando se exercitar acima de sua capacidade. Esse fato explica os casos de morte súbita durante a prática de exercícios físicos. Por isso, é de fundamental importância, mesmo em indivíduos jovens, uma avaliação cardiovascular criteriosa para conhecer os riscos de uma atividade física e seus limites.
Vídeo sobre emoções x coração
O vídeo apresenta algumas relações entre emoções fortes e o nosso coração.
Aprendeu como seu coração reage as mais diversas situações? Comente!