Todos nós temos armários e móveis de madeira em casa, que com o passar dos anos vão ficando cheio de riscos, e com a pintura toda gasta. E isso ocorre com todos os tipos de madeira, o que torna a peça sem vida e com um visual desbotado.
E pensando em dar nova vida a estes armários de madeira, separamos neste artigo algumas dicas bem simples de como pintá-los da maneira correta, e assim ter um novo móvel para trazer mais requinte e sofisticação para decoração de nossa casa.
Dicas para pintar armários de madeira
E abaixo separamos algumas dicas que vão lhe ajudar a pintar armários antigos de madeira, e com isso ter uma peça renovada na decoração de sua casa ou apartamento:
Lixando o armário
A primeira etapa é lixar bem a peça, para retirar a tinta antiga, e também as imperfeições que ficaram na madeira devido ao tempo de uso. Aqui você pode utilizar lixas mais grossas, como a nº 100, e depois para um acabamento melhor utilizar a lixa nº 150 ou mais fina. E não se esqueça de remover os pegadores antes de lixar o armário, para que o trabalho fique perfeito.
Em alguns casos é bom ter em mãos a massa para madeira e também uma espátula, que devem ser usadas para reparar pequenos buracos ou falhas na madeira. Mas depois de aplicar a massa, é necessário deixar secar por um tempo, e lixar o local com a lixa fina, para que toda peça fique bem lisa e pronta para pintura.
Após lixar a madeira, passe um pano seco para retirar todo o pó que fico, e garantir que a peça está pronta para pintura.
Pintando o armário
E para pintar seu armário, ou outros móveis de madeira, você pode utilizar tinta acrílica (PVA), tinta esmalte sintética ou tinta esmalte a base de água. A tinta acrílica é recomendada para dar a primeira demão, e assim facilitar o trabalho, mas você pode utilizá-la como opção mais barata, porem sem o mesmo brilho das tintas esmalte.
Quanto à tinta esmalte, se for utilizar a sintética, é necessário um solvente para diluí-la, para dar um acabamento melhor na peça, enquanto que a tinta esmalte a base de água já vem diluída, porém, não tem um acabamento tão brilhante como a tinta sintética. E ambas podem ser encontradas nas opções fosca, brilhante e acetinada.
Pintar o móvel de madeira com rolo
Já a pintura pode ser feita com rolo, que garante um acabamento melhor, e pincel de cerdas macias, para os cantinhos e áreas mais delicadas. Mas lembre-se de aplicar sempre demãos de tinta bem finas, para que a tinta não fique acumulada em um único local, o que deixará marcas no acabamento do armário após a pintura.
E para lhes ajudar separamos neste vídeo mais algumas dicas de pintura em móveis de madeira, muito simples e práticas:
Aprendeu como pintar móveis de madeira?