A pintura é uma das formas de deixar a decoração de casas e apartamentos muito mais especial, com o uso de tons e cores, que trazem alegria, conforto e satisfação para cada ambiente. Ela é feita com o uso de tintas látex, que são vendidas em várias marcas e modelos no mercado.
E além de seu efeito decorativo, a tinta ainda tem o importante papel de proteger as paredes de seu imóvel contra mofos, umidade, raios do sol, e também para evitar que o reboco fique descascado e gasto com o passar dos anos.
Mas para garantir uma boa pintura em sua casa é importante conhecer algumas dicas, que são indispensáveis para ter uma pintura livre de manchas ou borrada, e para que seu imóvel tenha uma decoração espetacular.
5 maneiras para pintar paredes sem manchar
A seguir 5 passos para você pintar sem manchar as paredes:
1. Limpeza das superfícies
O primeiro passo para evitar manchas na hora da pintura é a limpeza das paredes, que pode ser feita com o uso de água e detergente caso elas estejam apenas sujas. Em paredes com mofo o ideal é aplicar água sanitária para eliminação dos fungos.
– Aprenda como evitar manchas em paredes coloridas;
2. Lixar e reparar as paredes
Paredes pintadas com canetinhas pelas crianças podem ser limpas com o uso de um pano com álcool. E em outras situações o recomendado é lixar as paredes para retirar toda sujeira e tinta antiga acumuladas. Nesta fase reparos também podem ser necessários, para garantir uma pintura bem feita e livre de manchas.
3. Influência do clima e temperatura na pintura das paredes
Evite pintar as paredes em dias muito úmidos, pois isso causa uma demora para tinta secar e com isso o resultado poderá ficar opaco e o trabalho será redobrado. Evite também os dias de clima muito seco, com a umidade do ar muito baixa, pois isso faz com que a tinta não se espalhe, e com isso aparecerão manchas indesejáveis na pintura.
– Conheça a melhor tinta para pintar lavanderia;
4. Proteja as superfícies que não serão pintadas
Na hora da pintura todo local deve ser forrado, para que os respingos de tinta não sujem todo o ambiente, evitando assim manchas indesejáveis, principalmente em pisos mais rústicos, como granito ou cimentado.
E para forrar o chão não use plásticos, pois eles acumulam os respingos de tinta em sua superfície, e todas as vezes que você se movimentar irá espalhar a tinta, causando mais sujeira pela casa. Ao invés disso utilize o papelão ondulado, que é muito mais barato e pode ser encontrado em papelarias por todo país.
5. Pintura com rolo
Para evitar respingos de tinta em janelas, que em geral acabam caindo do teto, o ideal é passar o rolo de tinta das paredes para o centro, e com isso as gotas de tinta não cairão sobre as janelas. Mas caso caiam respingos, o ideal é deixar que a tinta seque e depois removê-la com o auxílio de uma espátula.