Finalmente depois de tanta expectativa, tudo pronto. Aquela reforma ou aquela construção tão esperada esta terminada, agora é só montar tudo de acordo com o planejado. Mas e quando depois de tudo pronto você se depara com tinta nos pisos e azulejos. E agora? Fique tranqüila e não se desespere, pois pra tudo tem um jeito e nós vamos te ajudar nesta tarefa.
Já que a tão sonhada obra esta perfeita, não será este ocorrido que vai mandar esta euforia por água abaixo, confira aqui dicas super simples que preparamos para te ajudar a deixar tudo lindo como programou.
Antes de iniciar o processo de remoção, vamos primeiro identificar o tipo de tinta para que possamos realizar o processo adequado.
Remover Tinta óleo ou tinta látex ou a base de água
Devemos tomar um cuidado especial com porcelanatos, pois é necessário que a remoção com produtos químicos seja de forma bem suave para que não se perca o brilho que contém no acabamento. Caso esteja por perto no momento que cair tinta no piso, basta passar uma toalha de papel rapidamente no local.
Para o processo de remoção em pisos e azulejos é necessário o uso de produtos químicos (removedores) adequados que podem ser à base de querosene, acetona e ou teberebentina, estes produtos são facilmente encontrados em lojas de materiais para construção. Recomendamos que faça o teste em uma superfície de cor original antes de iniciar o trabalho, pois estes produtos podem danificar a cor principalmente em madeira ou carpete.
Após estes processos citados acima, remova a tinta aplicando a solução no local e esfregando com um pano bem limpo, sempre na mesma posição até que saia toda a tinta. Use sempre luvas para se proteger.
Ainda que muitas vezes pareça assustador as marcas de tintas que acabam caindo pela casa, estas soluções propiciam a limpeza das mesmas. Para limpar o piso, molhe o local antes de iniciar a remoção, faça uma mistura de detergente com água morna e esfregue até que a toda a tinta desgrude do local , caso haja dificuldade para finalizar a remoção use óleo mineral ou álcool finalizar.
Porcelanato, azulejo ou madeira requer um pouco mais de cuidado, afim de não danificar as partes onde contem tinta, portanto é necessário que remova delicadamente com uma espátula o excesso para iniciar o mesmo processo até que toda a tinta seja removida por completo e passe um pano bem torcido com apenas água.
Agora que você já sabe que não é necessário se desesperar pelas tintas que caíram sobre o piso ou azulejo, mãos a obra para deixar tudo limpo e aproveitar o ambiente novo.