O crochê é uma técnica artesanal que é utilizada para montagem de peças trançadas semelhante aos bordados, e que pode ser feita com o uso de diversos tipos de fios, e com o auxílio de uma agulha especial, com a ponta um pouco curva.
Esta técnica é bem antiga, e vem sendo aprimorada ao longo de gerações, que produzem peças incríveis, que vão desde tapetes, cortinas, enfeites, toalhas, colchas, roupas, e muito mais.
E cada uma destas peças é feita com um tipo de técnica, que foi sendo registrada ao longo dos anos em livros e guias, para facilitar a confecção de peças em todo mundo. E uma destas técnicas é o Crochê Filet.
Técnica Crochê Filet
O crochê filet é uma técnica que usa blocos de pontos fechados e blocos de pontos abertos, onde o bloco de pontos fechados é composto por pontos altos, enquanto que o bloquinho de pontos abertos é composto por correntinhas entrelaçadas.
Daí a técnica consiste na mistura destes dois bloquinhos para elaborar a peça de crochê filet escolhida, que pode ser uma toalhinha de mesa, um tapete, e até uma peça mais elaborada e que será usada na decoração de sua sala de estar, dentre outros.
Pontos do crochê filet
Veja neste vídeo um pouco mais sobre a base do crochê filet, que deve ser feito com pontos abertos e pontos fechados:
E para demonstrar um pouco deste trabalho artesanal, separamos abaixo algumas peças feitas com a técnica de crochê filet, que podem ser confeccionadas em sua casa, e com isso te ajudar com uma renda extra em sua casa todos os meses:
Gostou da técnica do crochê filet? Comente!